quinta-feira, outubro 13, 2011

VIVENDO DE MODO DIGNO DO SENHOR - Colossenses 1.9-11

O desejo de Paulo em relação aos irmãos de Colossos era que eles vivessem de modo que Deus fosse honrado. Deveriam proceder diante dos homens de tal modo que suas vidas trouxessem crédito para o nome do Seu Senhor. Na verdade este é o dever de todo verdadeiro cristão. “Viver de acordo com a doutrina e prática da Escritura Sagrada; honrar e propagar o Evangelho pela vida e pela palavra”. O apóstolo, escrevendo aos coríntios, ensina-nos esta mesma verdade: “Quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Co 10.31). Não há distinção entre palavras e ações, prática e doutrina. A vida do cristão é coerente, condizente e harmônica com tudo o que ele professa ser. A sã doutrina nos leva a conduta correta. Não há prática cristã sem o conhecimento da doutrina. Isto está claro no texto, o verbo “viver” está no infinitivo e introduz uma afirmativa de resultado esperado. Viver vidas dignas do Senhor é resultado prático daqueles que estão cheios do pleno conhecimento da sua vontade. “Quanto mais os filhos de Deus O conhecem, tanto mais irão amá-Lo; e quanto mais o amarem, também mais desejarão obedecê-lo em pensamento, palavras e ações”. O cristianismo não é um simples ‘modo de vida’ no sentido moderno, mas sempre um modo de vida fundamentado sobre uma doutrina. O Rev. Mauro Meister afirmou que “Evangelho não é comportamento, mas envolve viver a vida com uma dignidade que nos distancia de todos os demais”. Assim há um padrão de vida em Cristo! Paulo aponta quatro características de uma conduta digna do Senhor:

1. Frutificando em toda boa obraPaulo deixa claro aqui que as boas obras não são o fundamento da graça, mas, sim, o fruto da graça em nós. “Boas obras são vistas no fruto de tudo aquilo que nós fazemos!” O Rev. Russel Shedd afirma que “não se trata de ação ou boa obra alguma que o homem possa efetuar para conseguir mérito aos olhos de Deus, mas, sim, atos cheios de amor que quem os observa não pode explicá-los sem recorrer à operação de Deus na vida do cristão”.

2. Crescendo no pleno conhecimento de Deus“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor ... porque eu quero misericórdia e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus mais do que os holocaustos” (Os 6.3,6).

3. Sendo fortalecidos com todo poder“O aforismo ‘conhecimento é força’ é verdadeiro na vida espiritual mais do que em qualquer outra área. Quando uma pessoa cresce no pleno conhecimento de Deus, sua força e coragem aumentam” (Hendriksen). Tudo posso Naquele que me fortalece, diz o apóstolo Paulo, que diante das dificuldades pregou o Evangelho com perseverança e longanimidade.

4. Dando, com alegria, graças ao Pai“E, quanto fizerdes por palavras ou obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai” (Cl 3.17).

Você, meu irmão (ã), tem vivido de modo digno do Senhor? Há coerência no seu proceder com aquilo que você declara crer? Deus tem sido glorificado através das palavras e ações que você realiza? “Se a nossa vida, como cristãos, deixar de corresponder à vida do Senhor, estaremos andando indignamente”