sábado, março 26, 2016

EM VERDADE TE DIGO QUE HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO – LUCAS 23:43

Edward Donnelly escreveu um livro cujo título nos chama a atenção: Depois da morte o que? Este título trás uma indagação que nos remete às questões existenciais da humanidade, quando nos perguntamos sobre quem somos, bem como para aonde vamos. Interessante notar que o episódio narrado por Lucas em seu evangelho, descrevendo o encontro do Cristo crucificado com os dois malfeitores, vem ao encontro dessas inquietações humanas, revelando-nos quem somos e apontando-nos para a eternidade do ser humano. Somos todos eternos. Deus nos fez eternos a fim de que experimentássemos uma humanidade completa por meio da comunhão com o Deus eterno. Contudo, o pecado irrompeu em nossa história nos fez des-humanos ou sub-humanos (não há como duvidar deste fato, pois a realidade da nossa sociedade aponta-nos para a nossa desumanidade) e trouxe-nos a morte, a separação eterna com o nosso Criador. É por meio da cruz e da ressurreição, a obra consumada por Cristo, que Deus restaura ao homem pecador sua dignidade e sua comunhão com o Criador. Jesus veio para salvar homens pecadores dos seus pecados. Ele mesmo afirmou que “o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido” (Lucas 19:10). Ao analisarmos a narrativa de Lucas nesta passagem podemos observar que:
1. O paraíso que Cristo nos oferece é gratuito. A vida eterna é inteiramente gratuita, não depende daquilo que fazemos, mas fundamenta-se na vontade e ação de Deus. Nas Palavras do apóstolo Paulo, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia (Rm 9.16). O ladrão estava cravado na cruz de pés e mãos e ele nada podia fazer pela sua vida. Todavia, a graça de Cristo o salvou! Hoje estarás comigo no paraíso! Wierbse: “O julgamento e a morte de Jesus Cristo revelaram tanto a perversidade do coração humano quanto a graça do coração de Deus. Enquanto os seres humanos mostravam o pior de si, Deus lhes dava o que tinha de melhor. "Mas onde abundou o pecado, superabundou a graça" (Rm 5:20)”.
2. O paraíso que Cristo nos oferece requer arrependimento. A mensagem de Cristo foi e continua sendo: “arrependei-vos e crede”. O arrependimento não é uma condição prévia para se alcançar o favor de Deus, mas é a resposta à graça que foi dispensada. Arrependimento significa “passar por uma mudança de mente e sentimentos”, “fazer uma mudança de princípios e práticas”. Essa mudança profunda e radical ocorre quando, pela graça de Deus, compreendemos o amor gracioso de Deus por nós pecadores. O ladrão da cruz evidenciou-se arrependido, deu evidências de seu arrependimento ao repreender seu companheiro que blasfemava. Ele reconheceu seu pecado; a santidade e justiça de Cristo; creu que Cristo poderia salvá-lo e, em humildade, clamou por salvação (vv.40-42).
3. O paraíso que Cristo nos oferece é eterno. Diante do clamor arrependido do ladrão, Jesus respondeu: em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso. Jesus lhe promete uma comunhão imediata, consciente e eterna com Ele no paraíso. O paraíso é um termo persa, cujo significado é “um lugar de delícias” e aqui, bem como nas duas outras ocorrências do NT, designa o céu, o lugar da morada do Deus eterno. Estar no paraíso é desfrutar de uma comunhão plena e perfeita com Deus. Comunhão que experimentamos a partir do nosso encontro com Cristo, que continuamos a experimentar após a nossa morte, mas que se tornará uma bem-aventurança perfeita no dia da ressurreição, no dia de Cristo.

            Irmãos e amigos, o paraíso é uma oferta a todos os pecadores. Dois ladrões, ambos indignos,  imerecedores, pecadores e carentes do perdão de Deus. Dois ladrões, ambos viram o Cristo, ouviram do amor e da graça de Deus. Dois ladrões, um incrédulo, indiferente e que permaneceu perdido, como sempre; outro arrependido, humilde, clamou por misericórdia e foi salvo. E você? Hoje recordamos a paixão de Cristo, a Sua entrega voluntária por pecadores, satisfazendo a ira e a justiça de Deus; demonstrando a graça, o amor e misericórdia de Deus. Que diante deste Cristo, aos pés de sua cruz, arrependidos, alcancemos o paraíso!