quinta-feira, agosto 28, 2008

MENSAGEIROS DA PAZ

O evangelista João relata-nos que, após a morte de Jesus, seus discípulos tiveram medo. Tanto é verdade que, no domingo da ressurreição, os encontramos reunidos numa casa com as portas trancadas (João 20.19-23). Tinham receio de que os líderes religiosos, que haviam crucificado o Seu Mestre, estivessem atrás deles e, então, trancaram as portas. Jesus, repentinamente, aparece no meio deles, dizendo-lhes: Paz seja convosco! Uma saudação comum naqueles dias, usada quando amigos se encontravam. Contudo, como nos diz F. F. Bruce, "nesta ocasião, a saudação abrangia todo o sentido que lhe é inerente". Como a Bíblia nos ensina, Jesus é a nossa paz, pois Ele estabeleceu "a paz pelo sangue da sua cruz" (Cl 1.20). A obra redentora de Jesus de reconciliar todas as coisas com Deus, de justificar gratuitamente pecadores está contida nesta palavra: PAZ. Deste modo, Jesus declarou-lhes que a inimizade para com Deus foi removida pelo Seu sacrifício. E, ao mostrar-lhes suas feridas, os fez lembrar o quanto Ele sofreu para trazer-lhes esta paz. Depois deu-lhes uma missão. A missão de serem mensageiros da paz! Tendo experimentado a graça da paz, deveriam promover a paz.
Hoje, em nossos dias, a paz é o anseio mundial. Pessoas de todas as raças, línguas, tribos, estão unidas por um desejo comum: alcançar a paz mundial. Porém, os últimos acontecimentos nos levam a indagar: será que o mundo um dia terá paz? É preciso lembrar que paz não é simplesmente ausência de guerras, conflitos e problemas. É, antes de mais nada, o estabelecimento de um bom relacionamento entre o homem e Deus, através de Jesus Cristo. E quando restauramos a relação com o nosso Criador, experimentamos a paz conosco mesmos e a paz com o próximo.
Aqueles que, por meio de Jesus Cristo, têm paz com Deus são exortados a seguir a paz com todos. Assim, sobre nós cristãos, pesa a responsabilidade de promovermos a paz. E isto nós fazemos quando proclamamos aos homens a salvação em Jesus. Somos também mensageiros da paz. É através da proclamação do Evangelho de nosso Jesus Cristo que podemos promover a paz. Jesus morreu para trazer a paz, ressuscitou para trazer a paz e se coloca no meio de seus discípulos trazendo a paz em seus corações. Portanto, a mensagem que o mundo precisa para alcançar a paz, e somente os cristãos podem e devem anunciar, é Jesus. Que sejamos mensageiros da paz.

Nenhum comentário: