sexta-feira, outubro 26, 2018

A CARTA AOS COLOSSENSES E A REVITALIZAÇÃO DA IGREJA



O ímpeto de ver a igreja crescer tem levado muitos a buscar recursos que estão além das Escrituras, fundamentados numa visão pragmática. Estar envolvido com a revitalização da igreja, promovendo uma igreja saudável e que cresce nos traz a necessidade de buscar os princípios expostos na Palavra de Deus para cumprir este ministério de modo eficaz, que glorifique a de Deus e produza a expansão do Reino de Deus. Nosso objetivo é enumerar princípios bíblicos de revitalização da igreja a partir da carta de Paulo ao colossenses.
Paulo escreveu aos colossenses, os quais que eram fortes na fé e no amor (Cl 1:4), mas estavam sendo envenenados com um falso ensino. Paulo não definiu em detalhes a heresia em Colossos, nem gastou tempo nomeando e denunciando seus líderes, mas deixou claro que esta heresia reunia elementos da filosofia, do judaísmo, do misticismo e ascetismo, conforme lemos em Cl 2.16,17-21. Seu objetivo do apóstolo era combater o falso ensino que ameaçava aquela igreja e instruir os irmãos, ressaltando a supremacia de Cristo contra os ataques daquela heresia. A preocupação do apóstolo é de reafirmar doutrinas bíblicas que possam produzir a vitalidade da igreja. No capítulo 1 Paulo ora incessantemente para que eles fossem transbordados do pleno conhecimento da vontade de Deus a fim de que vivessem de modo digno do Senhor. O conhecimento da vontade de Deus nos leva a uma conduta correta. Não há prática cristã sem o conhecimento da doutrina. Isto está claro no texto. Em 1.27, o verbo “viver” está no infinitivo e introduz uma afirmativa de resultado esperado. Viver vidas dignas do Senhor é resultado prático daqueles que estão cheios do pleno conhecimento da sua vontade. No capítulo 2 ensina-nos que o cristão é alguém que se entregou a Cristo e, consequentemente, vive sob Seu senhorio. “Andai Nele” é a exortação paulina. O cristão deve buscar as coisas que são do alto (3:1-4); mortificar os feitos da carne (3.5-12) e desenvolver uma vida de santidade (3.12-17) e; por último, perseverar em oração (Cl 4.2). O conceito de revitalização é definido pelo Rev. Valdeci Santos como “uma palavra que abriga em si a esperança da renovação do vigor, da restauração da saúde e crescimento já experimentados, do redirecionamento do propósito original e bíblico da igreja, bem como da reafirmação das doutrinas e valores bíblicos” [1]. A partir desta definição podemos afirmar que Paulo estava empenhado em revitalizar a igreja de Colossos, pois a “revitalização é o esforço de restaurar o propósito, paixão, pureza e prioridades corretas à vida e ministério da congregação local”[2]. Percebemos, então, que o ministério da palavra é fundamental na revitalização da igreja. A fidelidade aos valores e princípios bíblicos deve nortear a nossa tarefa de revitalização. Tanto uma igreja que está sofrendo ameaças de um falso ensino como uma igreja que já se contaminou com um falso evangelho necessitam ser ensinadas na verdade. Isto nos leva ao primeiro princípio de revitalização: a fiel pregação do Evangelho. No capítulo 1, versículo 5, lemos: “pela palavra da verdade do evangelho que ouvistes”. A igreja de Colossos havia sido estabelecida pela proclamação do evangelho autêntico. Vivemos num mundo que está morrendo, num mundo marcado pela corrupção. J. MacArthur declara que a morte reina neste mundo. O mundo não é nada mais do que um imenso cemitério com todos caminhando para o fim. Em contraste com esta realidade a Bíblia afirma que ela, a Palavra de Deus, é viva (1 Pedro 1.23; Hebreus 4.12). A Bíblia é inesgotável, inextinguível e geradora de vida. O sistema mortal do mundo não pode atingi-la, não consegue anular sua validez, deteriorar sua realidade ou demolir sua verdade. É através da proclamação do evangelho bíblico, apostólico e autêntico que transformamos vidas e revitalizamos igrejas. Nossa preocupação deve ser com a saúde da igreja, pois “se uma igreja tem saúde, ela cresce”[3]. A compreensão deste primeiro princípio nos leva a outro aspecto essencial na revitalização da igreja: a multiplicação da liderança. Reeder III observa que “os líderes exercem tal impacto sobre as pessoas que uma igreja não pode ser revitalizada sem bons líderes. Porém, infelizmente, há uma escassez de bons líderes em nossos dias” [4]. Paulo não só se preocupou em propagar o Evangelho de Cristo em lugares estratégicos, mas também se ocupou em preparar homens fiéis que pudessem transmitir a verdade de Cristo. Escrevendo a Timóteo o apóstolo instruiu seu discípulo a seguir seus passos ao afirmar que ele, Timóteo, deveria capacitar a homens fiéis e idôneos a instruir outros (2 Tm 2:2). Paulo, durante o período em que esteve em Éfeso, ensinou na escola de Tirano, capacitando homens a exercerem o ministério. O instituto Bíblico de Éfeso, fundado e dirigido por Paulo nas dependências da escola de Tirano (Atos 19.9), desempenhou um importante papel na preparação de obreiros, tais como Epafras e Arquipo. Estes, evidentemente, eram os líderes da igreja de Colossos (Cl 4:17)”, conforme observa o Rev. Russel Shedd[5]. O princípio da multiplicação da liderança é fundamental na revitalização e multiplicação da igreja. Paulo instruiu a Epafras, o qual difundiu o Evangelho no interior da Ásia. Um terceiro princípio da revitalização da igreja é o desenvolvimento de uma evangelização contínua e abundante. Paulo nos orienta nesta questão ao nos dizer que devemos permanecer naquilo que aprendemos e que devemos pregar a Palavra de Cristo (2 Timóteo 3:14; 4:2). Na Igreja primitiva havia um ardor pela evangelização. E este mesmo desejo intenso deve existir na igreja hoje. Com isso não quero desconsiderar a doutrina, a oração e a comunhão que devem existir na Igreja. Fomos chamados para ser Igreja e ao mesmo tempo proclamar as boas novas; as duas coisas são absolutamente indissociáveis a fim de que manifestemos a glória de Deus.  Observamos também que na Igreja primitiva, cada cristão era um missionário: “Entrementes, os que foram dispersos iam por toda a parte pregando a Palavra” (Atos 8:4). A evangelização é a vocação de todos os cristãos; todos são chamados a testemunhar. O triunfo da Igreja primitiva estava no fato de que cada crente era uma testemunha obediente de Jesus. É possível destacar dois aspectos. Primeiro o da proclamação, da pregação do Evangelho. E o segundo, a instrução, a orientação. Epafras havia se empenhado em discipular os colossenses convertidos (Cl 1.7). A evangelização e discipulado caminham juntos. Creio que o discipulado é a melhor maneira de realizarmos a obra da evangelização. Foi por meio do discipulado que Jesus realizou o Seu ministério terreno. Ele convocou doze homens para estarem com Ele e os treinou, através do Seu exemplo, a desfrutarem da comunhão com Deus. O apóstolo Pedro escreveu que o Senhor nos guia por seu exemplo (1 Pedro 2.21). Devemos seguir os seus passos em todos os aspectos da vida, inclusive na maneira de testemunhar. A tarefa da igreja é “fazer discípulos” e não somente evangelizar. A missão da igreja não é simplesmente conseguir conversões, mas completar o processo da vida cristã fazendo discípulos. Na grande comissão (Mateus 28.18-20) encontramos outros dois verbos que nos auxiliam na compreensão desta tarefa: batizar e ensinar. E como nos diz Hendriksen, “batizar” e “ensinar” são simplesmente duas atividades, coordenadas uma à outra, mas ambas subordinadas a “façam discípulos”. Com isso o discipulado envolve a integração do novo convertido à igreja (batizar) e a instrução necessária para que ocorra o seu crescimento espiritual. Wiersbe ensina-nos que o termo "discípulos" era o nome mais comum para os cristãos primitivos. Ser um discípulo significa mais do que ser um convertido ou um membro da igreja... Um discípulo apega-se a seu mestre, identifica-se com ele, aprende e vive com ele. Aprende não apenas ouvindo, mas também praticando. Na maioria das igrejas, a congregação paga o pastor para pregar, ganhar o perdido e ajudar o salvo, enquanto os membros da igreja atuam apenas como torcedores (se estiverem animados), ou então, como meros espectadores. Os "convertidos" são ganhos, batizados e aceitos como membros, para depois se juntarem aos espectadores. Nossas igrejas cresceriam muito mais rapidamente, e os cristãos seriam muito mais fortes e felizes, se discipulassem uns aos outros. A única forma de uma igreja local "crescer e se multiplicar" (em vez de crescer por "acréscimo") é por meio de um programa sistemático de discipulado. Trata-se de uma responsabilidade de todo cristão, não apenas de um pequeno grupo "chamado para ir". Discipulado e evangelização são a mesma coisa. Deus não só delegou à igreja a tarefa de proclamação do Evangelho através do discipulado, como a dotou de poder na realização desta tarefa: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra” (Atos 1.8). Outro princípio no processo de multiplicação de igrejas é a prática da oração.  A tarefa evangelística deve ser realizada na dependência de Deus, pois, ainda que a salvação seja uma obra sobrenatural, Deus se utiliza de homens para proclamar esta salvação e converter pecadores. Evangelização e a oração caminham juntas. Para o apóstolo Paulo a oração, na evangelização, não consistia em rogar a Deus para que determinada pessoa fosse alcançada pela graça, como é comum fazermos em nossos dias. Consistia, sim, em ser ela um instrumento nas mãos de Deus para que vidas fossem salvas. Em primeiro lugar, através da oração, buscava uma oportunidade para pregar: Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra (Colossenses 4.3). A oração é a chave que abre a porta para divulgar o mistério de Cristo. Em segundo lugar, através da oração buscava intrepidez: Vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos e também por mim, para que me seja dado, no abrir da minha boca, a palavra, para com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho (Efésios 6.18,19). Uma vez que Deus nos abre a porta, nos é necessário ousadia, intrepidez, coragem para anunciarmos a Cristo. Em terceiro lugar, através da oração buscava a palavra. Deus pode nos dar oportunidades, abrindo portas, e intrepidez para falarmos de Jesus, mas se Ele não colocar a palavra em nossa boca a nossa obra será inútil. Devemos aproveitar as oportunidades, como exortou aos colossenses, mas acrescentou: a vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um (Colossenses 4.6). Deveriam fazer uso da palavra com graça, ou seja, numa linguagem atraente, que provoque nos incrédulos uma reação favorável. Assim fez Jesus, maravilhando pessoas com palavras de graça que lhe saíam da boca (Lucas 4.22). Portanto, devemos orar em favor da evangelização do nosso país, rogando ao Senhor que nos dê oportunidades, abrindo portas, intrepidez e, principalmente, a palavra para que o mistério de Cristo se torne conhecido e todos os eleitos de Deus sejam salvos. A partir das instruções de Paulo, na carta à igreja de Colossos, podemos enumerar princípios para a revitalização da igreja hoje. A fiel pregação do Evangelho, a multiplicação da liderança, a evangelização contínua e abundante e a prática da oração são os fundamentos de uma igreja saudável e que cresce. Que o Senhor nos ajude a vivenciar tais valores.   


[1] SANTOS, Valdeci. Revitalização de igrejas: uma reflexão teologicamente orientada. Fides Reformata, São Paulo,
  v. 16, n. 1, 2011, p.12.
[2] SANTOS, Valdeci. Op. Cit., p.24.
[3] REEDER III, H. L. A Revitalização da sua igreja segundo Deus. São Paulo, Cultura Cristã, 1ª ed., 2011, p. 38.
[4] REEDER III, H. L. Op. Cit., p. 84.
[5] SHEDD, Russell. Op. Cit,, p.8.

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