quinta-feira, outubro 31, 2013

REFORMA HOJE!


No último dia do mês de outubro comemoramos 496 anos da Reforma Protestante. Em 31/10/1517 o monge agostiniano, Martinho Lutero, fixou na abadia de Wittenberg suas 95 teses contra as indulgências e outros erros no catolicismo, iniciando o movimento reformador. Seu pensamento a princípio não era iniciar uma nova igreja, mas trazer a igreja aos padrões bíblicos. Contudo, a Reforma não foi possível sem uma ruptura e, assim, surge o protestantismo.
A igreja reformada tem seus princípios fundamentados nas Escrituras Sagradas. A Palavra de Deus é a lente pela qual podemos compreender o mundo, o homem e Deus. Somente a Escritura e toda Escritura é a declaração da Reforma.  Não pretendia trazer inovações à igreja e, sim, fazê-la voltar aos padrões estabelecidos por Deus em Sua Palavra e moldar a prática da igreja, toda prática eclesiástica segundo os valores eternos da Bíblia.
Olhar para o passado e ver que Deus levanta homens para preservar Sua Verdade é encorajador. Deus pode nos usar hoje também! Deus não é indiferente, ma preocupa-se com Sua Igreja e trabalha para santificá-la. Porém a Reforma foi possível porque o próprio Lutero ajustou sua vida e fé aos preceitos firmados por Deus em Sua Palavra. Sua diligência em estudar a Bíblia o fez descobrir que “o justo viverá pela fé”. Compreendeu que a justificação do homem pecador é uma obra divina sem qualquer participação do homem. A salvação é pela graça, daí a declaração Só a graça. O avivamento do século XVI ocorreu primeiro na vida de um homem: Martinho Lutero. Deus o usou para despertar toda Sua igreja a um viver autêntico e transformador.
Hoje, como afirmou o Rev. Ageu Magalhães, pastor presbiteriano, “não precisamos de uma Reforma Teológica. Precisamos de uma reforma na vida dos crentes para que eles voltem a ler a Bíblia, orar e evangelizar”. Temos moldado o nosso caráter à luz da Palavra de Deus? Somos instrumentos de Deus usados para transformar vidas pela pregação de Sua Palavra? Deus pode usá-lo poderosamente hoje, como usou Lutero. Deus ainda nos diz: “Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes” (Jeremias 33.3). Oxalá que Deus permita viver uma reforma hoje! 

Nenhum comentário: