quarta-feira, maio 19, 2010

CONSTRUINDO UM LAR CRISTÃO - Efésios 5.22-6.4

Em nossos dias, os quais Paulo denominou de difíceis ou selvagens (1 Tm 3.1), vemos a família ser bombardeada, pois, para muitos não há na família nenhum valor para a sociedade e, para estes, a família é uma instituição falida. Machismo, feminismo radical, homossexualismo e outros “ismos” têm tentado mudar o conceito bíblico de família, causando muitos males sociais. Se destruirmos a estrutura interna da família, isto é, os fundamentos bíblicos que a norteia, nossa civilização fracassará. “A destruição da família que estamos testemunhando hoje é o arauto do colapso final de nossa sociedade. Quanto mais a família é ameaçada, mais a sociedade em si corre perigo de extinção”, afirmou o Rev. John MacArthur. Em Efésios 5.22-6.4 encontramos fundamentos bíblicos para a vida em família. Deus dá instruções aos maridos, esposas, filhos e pais, expondo tudo o que precisamos fazer para construir uma vida familiar bem sucedida, harmoniosa e feliz. E por entendermos que a família é uma instituição divina e não humana, como cristãos que somos, devemos buscar na Palavra de Deus os valores necessários para o estabelecimento de um lar cristão.  Mais uma vez o Rev. John MacArthur nos diz que “mesmo que não haja filhos em sua família, ou que o pai ou a mãe esteja ausente, a fórmula básica para o sucesso familiar é a mesma: cada membro da família deve cumprir o papel ordenado por Deus. A família é muito importante no plano de Deus! Ele quer fazer de nossas famílias tudo o que elas podem ser, e o sucesso familiar deve ser uma prioridade de todo cristão. Não podemos permitir que o mundo nos pressione em seu molde de divórcio, divisão, delinqüência e tudo quanto contribui para a destruição da família. Se os cristãos não conseguem formar uma família unida, filhos que crescem na disciplina e na admoestação do Senhor, pais que se amam, e lares centrados em Cristo, nunca poderemos alcançar o mundo com o evangelho. Por outro lado, se cultivarmos estas coisas e as buscarmos com todo o nosso coração e toda a diligência, o mundo se surpreenderá e  prestará atenção em nós e em Cristo”. Assim quero convidá-los, meus amados irmãos, a buscar em nosso texto básico, os princípios bíblicos para que possamos estar CONSTRUINDO UM LAR CRISTÃO. Na construção de um lar cristão Paulo nos ensina que:
1)      A ESPOSA DEVE SER SUBMISSA AO MARIDO (v. 22-24).  O verbo “Submeter-se” significa “colocar-se sob a autoridade de alguém”. Paulo o usa aqui, em Cl 3.18 e em Tt 2.5 para referir-se a atitude da esposa para com o marido. Para compreendermos o seu significado em nosso o apóstolo, primeiro faz uma analogia: v. 22 - a esposa deve se submeter ao marido como nós nos submetemos ao senhorio de Jesus Cristo. Depois nos dá um exemplo: v.24. E por último nos fala da extensão deste mandamento: “em tudo”. Ao observar o contexto percebemos que submissão “é dar-se incondicionalmente para completar o outro”. Envolve sacrificar-se para fazer com que o relacionamento entre ambos seja saudável.  Ao marido cabe liderar a família, mesmo com o sacrifício de sua vida. O papel da mulher é apoiar, ajudar e sustentar o marido nessa missão. Assim, o objetivo do papel de submissão da mulher é muito mais amplo do que aceitar resignadamente os valores comportamentais e morais do marido (p.e. Abigail e Nabal). Não há nenhuma indicação de inferioridade no papel da mulher e nem superioridade do homem. É uma questão de função e não de valor pessoal. A submissão da esposa nunca é subserviente, cega e absoluta.  Não se trata de escravidão.
2)      O MARIDO DEVE AMAR A ESPOSA (vv. 25-33). Seguindo a orientação do Espírito Santo, Paulo coloca o marido como cabeça do lar. Diante disto o grande perigo que nós maridos corremos é o de assumir uma postura dominante e até mesmo opressora em relação a nossas esposas. Todavia o casamento é uma ilustração do ensino bíblico sobre o amor. E tudo que 1 Co 13 nos fala sobre o amor é preciso aplicar na relação conjugal. v. 28. O Rev. W. Hendrinksen nos diz  que “o amor requerido deve ser íntegro, inteligente, definido, um amor em que toda a personalidade – não só as emoções, senão também a mente e a vontade – se expresse; sendo este amor espontâneo e abnegado”.  Há que se acrescentar aqui que este amor deve ser incondicional.
Paulo nos diz que o marida que ama deve alimentar e cuidar da esposa. E ao referir-me  a este versículo, em nosso último encontro de casais em Bebedouro, falei que o marido deve investir na esposa. O Rev. Everton afirmou: “O marido nunca perde por investir em sua esposa como Cristo, que dota, protege, cuida, cura e mantém sua igreja visando o crescimento, a felicidade e a maior dependência dela para consigo”.
3)      OS PAIS DEVEM PASTOREAR SEUS FILHOS (v. 4). Eis que a Bíblia nos ensina que devemos criar nossos filhos para Deus. E para isto necessitamos da graça de Deus. A criação dos nossos filhos não se restringe apenas à alimentação do corpo, e, sim, a que traz a idéia de nutrir, sustentar, prover, em todas as áreas, na área material, na área psicológica, na área intelectual e, acima de tudo, no relacionamento com Deus.
O Dr. Van Groningen declarou que “todos os filhos... são concebidos e nascidos em pecado. Seus corações são culpados e corruptos (...) Nenhuma criança deve ser vista como um pequeno anjo ou uma linda flor sem nenhum pecado. Elas são pequenas pecadoras, e à medida que crescerem devem se arrepender e confessar seus pecados. Cada criança nasce pecadora. Nenhuma criança nasce santa”. Como pais, devemos conduzir nossos filhos a um encontro com Cristo e ajudá-los a crescerem em sua experiência com Cristo para que sejam salvos e úteis no Reino de Deus. Deste modo devemos orar por eles, com eles, estudar a Palavra de Deus com eles e, principalmente, ser modelos de vida cristã.
4)      OS FILHOS DEVEM HONRAR E OBEDECER AOS PAIS (vv. 1,2).   
Paulo nos ensina que a obediência dos filhos aos pais é realizada no Senhor. Portanto, se aquilo que os pais exigem dos filhos se constitui em desobediência e desonra a Deus, então é preciso entender que “antes importa obedecer a Deus do que aos homens”. Uma das exigências que Deus requer dos filhos, além da obediência, é que eles honrem seus pais. Honrar significa “dar importância, dar significado, valorizar, ter apreço, prestigiar”. É dever dos filhos cuidar de seus pais da melhor maneira possível, principalmente quando este se tornarem idosos e necessitarem de amparo e conforto.     
5)  A FAMÍLIA DEVE VIVER NA PLENITUDE DO ESPÍRITO. Esposa submissa, marido que ama a esposa, pais que criam seus filhos na admoestação do Senhor e filhos que obedecem e honram seus pais só é possível quando todos, como família, buscam a plenitude do Espírito. É preciso lembrar que os deveres dos cônjuges, dos pais e dos filhos, estão precedidos e controlados pelo imperativo do verso 18. Portanto, o que Paulo ensina sobre casamento e família é a continuação explicativa do mandamento “enchei-vos do Espírito”. O Ver. Nicodemos afirma que “Não podemos dissociar espiritualidade da vida familiar. Todos nós queremos ser bons cristãos, cheios do Espírito Santo, disto não temos dúvida. Podemos começar a ser cheios do Espírito Santo colocando em ordem primeiramente o nosso casamento, o nosso relacionamento com nossos filhos ou com nossos pais”. Uma pessoa que anda no Espírito tem a vida controlada, não é uma pessoa dissoluta, que desperdiça os seus bens: é uma pessoa que se preocupa, que é sensível à necessidade dos outros; e como isto é importante no casamento, na vida familiar! Uma pessoa cheia do Espírito é de fácil convívio. (as pessoas sem o Espírito precisam de um estimulante para conviver com as outras). Isto porque a obra constante e poderosa do Espírito na vida de cristãos verdadeiros, é o fruto do Espírito: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.
CONCLUSÃO
Uma esposa caracterizada pela submissão; um marido que ama a esposa sacrificialmente; filhos que obedecem e honram aos pais; pais que instruem e disciplinam seus filhos sendo exemplos consistentes e consagrados; uma família que busca e cultiva a presença de Deus, objetivando desfrutar da plenitude do Santo Espírito são os elementos básicos, fundamentais para uma família saudável, harmoniosa e feliz, para se construir um lar cristão.   


(Sermão pregado na I.P Nova Canaã na cidade de Araraquara/SP)