terça-feira, janeiro 22, 2013

O DISCÍPULO E A PALAVRA


Tornamo-nos cristãos a partir de um encontro real e pessoal com Cristo, que nos faz novas criaturas a fim de que, de fato, amoldemos nosso viver à vida de Cristo (Romanos 8.29). Sem este encontro é impossível ser cristão. Se como discípulos, os cristãos devem ser com Jesus é, então, imperativo que conheçamos a Jesus. É impossível ser como Cristo e nos conformarmos ao caráter de Jesus se não O conhecermos, se não andarmos com Jesus. Obviamente não andamos, falamos e passamos tempo com Jesus nos mesmos moldes dos discípulos do primeiro século. Não temos a presença física de Jesus conosco. Contudo é necessário que convivamos com Ele para sermos seus discípulos. Esta convivência real e pessoal com Jesus é possível hoje através das Escrituras. “Examinais as Escrituras, pois são elas mesmas que testificam de mim”, afirmou Jesus. É possível ter hoje um falso conceito de Jesus. Pensar que somos seus discípulos, quando na verdade não somos (Mateus 7.21-23).
Com base na declaração de João 8.31 o discípulo de Jesus é aquele que permanece em Sua Palavra. Devemos examinar os Evangelhos com uma perspectiva nova e o coração aberto para moldar nossos pensamentos, palavras e ações pelo Jesus verdadeiro, que Se revela nas Escrituras mediante a iluminação do Espírito Santo. Permanecer na Palavra significa que o discípulo deve perseverar e continuar a entender e compreender quem Ele é e o seu ensino. O Pr. Milton Jones afirma: “Para os discípulos nos evangelhos, permanecer na Palavra significava que ouviriam o que Jesus tinha a dizer enquanto se achavam com Ele”. E alhures declara: “Permanecer na Palavra significava continuar com Ele e conforma-se a Ele”. Certa ocasião, após um duro discurso de Jesus, muitos “discípulos” já não queriam segui-Lo. Mas os verdadeiros discípulos permaneceram, mesmo quando a Palavra era difícil de ser compreendida.             A Palavra de Deus nos revela o caráter, os desígnios e a vontade de Deus e, assim, necessitamos meditar nela dia e noite a fim de que desfrutemos de uma intimidade tão grande com o nosso Criador que sejamos capazes de expressar os atributos divinos como parte da nossa própria existência. E, com Paulo, possamos afirmar: Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim (Gálatas 2.20). Permanecer na Palavra envolve:
1)      Ouvir a Palavra da Deus. Aprendemos a Palavra de Deus através dos sermões que ouvimos. Hoje dispomos de muitos recursos para ouvir as Escrituras.
2)      Ler a Palavra de Deus. A Palavra é recebida através da leitura. Diariamente devemos ler a Bíblia, sublinhando palavras ou pensamentos-chaves.
3)      Estudar a Palavra de Deus. É precisamos ir além de uma simples leitura. Precisamos nos aprofundar na compreensão dos textos bíblicos.
4)      Meditar na Palavra de Deus. Não só devemos ler a Bíblia, mas refletir, pensar sobre a Palavra, a fim de que seus conceitos e verdades se tornem parte de nós. Só por meio de uma observação permanente das Escrituras o discípulo obtém a “mente de Cristo”. 
5)      Memorizar a Palavra de Deus. Devemos gravar na memória versículos que nos auxiliarão no testemunho da verdade de Deus.
É bem-aventurado aquele que persevera na Palavra. Ela torna-nos sábios, orientando e iluminando nosso caminho a um viver que agrade a Deus. “Quanto amo a Tua lei” é a declaração do salmista. Você tem amado também a Palavra de Deus a ponto de buscar continuamente a sua direção? A mensagem de Jesus precisa ser vivida e praticada. Obediência está intimamente relacionada ao discipulado. Como discípulos devemos ler, meditar na Palavra e torná-la parte integrante da nossa vida. “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tg 1.22). Jesus mesmo nos ensina que sábio é aquele que ouve as suas palavras e as pratica, é comparável ao bom construtor que edifica sua casa na rocha. Como você tem edificado a sua vida?