sexta-feira, janeiro 05, 2007

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

Feliz ano novo!” , “Próspero ano novo”. É deste modo que nos cumprimentamos nestes primeiros dias do ano. Felicidade e Prosperidade é o que nós almejamos e buscamos em nosso dia a dia. Ser feliz e próspero é o desejo íntimo de todos nós. 365 dias sem problemas financeiros, sem problemas de saúde, sem problemas familiares ou profissionais. Um ano de bem-estar, de trabalho, de descanso, de amor, de amizade, de horas festivas.
Creio que não há nada de errado com tais desejos. Por certo, tais sentimentos revelam uma inquietação que vem dos anos já passados, que não foram tão felizes assim, que nos trouxeram problemas e surpresas dolorosas. Talvez, bem lá no fundo, bem lá dentro, todos nós saibamos que o “feliz e próspero ano novo” não passa de um sonho e a realidade é bem diferente. Não quero ser pessimista meus amados irmãos. Mas que certezas temos para 2007? Será que o governo privilegiará os mais carentes? Será que os brasileiros terão uma vida melhor? Será que a paz será estabelecida ou veremos desencadear uma nova guerra? Não quero ser pessimista, apenas quero chamar a sua atenção para a incerteza do futuro. A inquietação quanto ao futuro tem levado muitos a consultarem horóscopos, videntes e previsões quanto ao ano que se inicia. Como que, desta forma, pudessem evitar os entraves e os percalços da vida e, assim, serem felizes e prósperos.
Em Filipenses 4.10-13 encontramos lições importantes que todos nós precisamos aprender. Paulo quando escreveu esta carta estava preso e passando privações e necessidades. Ele, então, agradece aos filipenses por uma dádiva que lhe fora enviada através de Epafrodito. O apóstolo tinha o propósito de não onerar as comunidades por ele pastoreada. Aos tessalonicenses escreveu: “Porque vos recordais, irmãos, do nosso labor e fadiga; e de como, noite e dia labutando para não vivermos às custas de nenhum de vós, vos proclamamos o evangelho de Deus”. Mesmo passando dificuldades, não se fez pesado a ninguém. Aprendeu a viver contente em toda situação, como ele mesmo nos diz (v.11). Não há um princípio estóico, que torna o homem independente de tudo que o envolve para atingir a felicidade, submetendo-o passivamente ao destino. Paulo afirma : TUDO POSSO, mas ele continua: NAQUELE QUE ME FORTALECE.
1) Tudo posso Naquele que me fortalece, em primeiro lugar, revela dependência de Deus
Paulo não fundamenta sua felicidade nas circunstâncias, nem em sua própria capacidade, mas Naquele que, com Sua presença, o fortalece. O apóstolo sabe que em sua fraqueza se manifesta o poder de Cristo. Paulo não nega sua situação, nem mesmo tenta sublimá-la, mas conta com o Senhor, cuja presença o envolve e o sustenta.
Somente alguém que se entrega totalmente aos cuidados de Deus é capaz de fazer tal declaração.
Uma das maiores expressões de dependência de Deus é a oração. Ao orar reconhecemos diante de Deus que somos fracos, pequenos e necessitados de Sua graça e compaixão imensuráveis. Todo aquele que crê que "a nossa suficiência vem de Deus" (2 Co 3.5) deve ter uma vida contínua de oração.
2) Em segundo lugar, Tudo posso Naquele que me fortalece revela confiança em Deus
Quem depende inteiramente de Deus com certeza confia nEle. Paulo confiava no Senhor de maneira absoluta e incondicional. Será que temos confiado em Deus com a mesma intensidade do apóstolo? Temos confiado em Deus a ponto de O deixarmos resolver os nossos problemas? Muitas vezes permitimos que os nossos problemas pareçam maiores que o nosso Deus. Não acreditamos que Ele possa resolvê-los de fato, ou então esperamos que Ele os resolva ao nosso modo. Não ousamos dizer-Lhe que faça a nossa vontade, mas Deus, que é Poderoso e tremendo, sonda o nosso coração e se entristece ao ver que não confiamos nEle de verdade. A nossa oração deve ser: "Ajuda-me, Senhor, a confiar em ti de tal maneira que eu não carregue comigo aqueles problemas que já entreguei ao teu cuidado".
“Tudo posso Naquele que me fortalece”. Não é uma fórmula mágica para evitarmos as dificuldades, os problemas. Consiste em enfrentarmos os fatos como eles são. Ensina-nos a sermos realistas e que devemos depender de Deus e confiar Nele. Dificuldades, privações, perseguições podem vir, mas Cristo estará conosco, a nos amparar em todas as situações da nossa vida. E, assim, precisamos depender e confiar no Senhor que nos fortalece e nos ajuda a sermos vencedores.
Queridos irmãos, 2007 já chegou. Como disse não temos certeza do que nos virá. Mas uma coisa é certa: Cristo estará conosco em toda e qualquer situação. Esta é a boa nova para o ano novo. Cristo nos fortalece em qualquer circunstância. Esta é a singela, porém, extraordinária afirmação que, hoje, devemos levar para casa
.

Nenhum comentário: