segunda-feira, outubro 06, 2008

SANTIDADE...SEM A QUAL NINGUÉM VERÁ O SENHOR

O Rev. J. I. Packer afirmou que "a busca da santidade é evidentemente uma prioridade cristã; contudo, é uma prioridade que os crentes, hoje em dia, por hábito negligenciam". Lamentavelmente, são verdadeiras suas declarações. A Bíblia fala-nos de uma vida plena, abundante, cheia do Espírito Santo. Alguns irmãos podem me interpretar mal, achando que falo de uma experiência espetacular ou extraordinária na vida cristã. Este não é o meu pensamento, pois o único caminho que pode conduzir-nos a uma vida plena é o caminho da santidade. Isto porque "santidade é intimidade consagrada com Deus. Santidade é, em essência, obedecer a Deus, viver com Deus e para Deus, imitar a Deus, observar sua lei (...) seguir os ensinamentos de Cristo e seus exemplos".
Ao falar sobre santidade não pretendo ensinar nada novo, mas tão somente voltar nossos olhos para as Escrituras e reaprender o que elas nos ensinam acerca deste tema. Devemos aprender com Isaque: "Então Isaque partiu dali e, acampando no vale de Gerar, lá habitou. E Isaque tornou a cavar os poços que se haviam cavado nos dias de Abraão seu pai, pois os filisteus os haviam entulhado depois da morte de Abraão; e deu-lhes os nomes que seu pai lhes dera. Cavaram, pois, os servos de Isaque naquele vale, e acharam ali um poço de águas vivas" (Gn 26.17,18). Devemos voltar as Escrituras e redescobrir o que ela nos ensina sobre a santidade/santificação e, certamente, acharemos "um poço de águas vivas".
O Rev. James Kennedy nos lembra que o pecado tem um "poder corruptor", o qual age em nós "contaminando nossa personalidade, mente e ações". "Santificação é o processo de retirar essa corrupção" e, "se amamos a Deus, deveríamos estar dispostos e ansiosos para obedecê-lo (...) santificação é um mandamento".
A santidade é um processo contínuo e envolve luta, pois, como nos diz Packer, "a santidade é uma experiência de conflito". Paulo nos fala de uma tensão entre a carne e o Espírito: Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis (Gálatas 5.17). Assim devemos ser perseverantes no caminho da santidade. O autor aos Hebreus nos ensina a seguir a santidade (Hb 12.14). E isto envolve nos sujeitarmos ao Espírito de Cristo. A Bíblia nos ensina que o Espírito Santo opera por meios – os meios de graça, a saber: a Palavra, oração, comunhão, adoração e a ceia do Senhor. Nesse processo é mister o nosso envolvimento através da disciplina e o esforço. "A formação de hábitos é a maneira normal pela qual o Espírito Santo nos leva para a santificação". Portanto, não apagueis o Espírito.

Nenhum comentário: