segunda-feira, março 08, 2010

A MENSAGEM DE ISAÍAS

Todo o conteúdo do livro de Isaías é fruto de uma visão. Isto é, Isaías nos informa que é um profeta e que a mensagem não foi criada, inventada por ele, mas, sim, é a Palavra que o Senhor lhe falou. Surge, então, a questão: O que o Senhor falou? Qual a mensagem proclamada da parte do Senhor?  Creio que a mensagem é uma só em todo o livro. Apesar de ser um livro extenso com 66 capítulos há uma única mensagem permeando todo livro.  “Isaías escreveu para explicar a causa dos problemas e o único caminho de saída” [1]. O povo de Deus achava-se em dificuldades por não ouvir a voz do Senhor, por ser indiferente a proclamação profética. Deus afirma que as coisas piorariam se continuassem assim e seriam levados cativos, mas, em Sua infinita misericórdia, haveria de salvá-los. 
A mensagem proclamada pelo profeta inicia-se com a convicção de pecados. “Deus nos coloca frente a verdades que são demasiadamente desagradáveis para nos salvar” [2].  Era preciso fazer com que o povo de Deus se conscientizasse que a razão da sua condição atual era o seu próprio pecado. Há um ensino significativo aqui para a igreja em nossos dias em sua tarefa evangelística. É preciso fazer com que os homens e mulheres se conscientizem de seus próprios pecados para lhes apresentar as boas novas em Cristo Jesus. Lloyd-Jones afirmou que “as pessoas não acreditarão no Evangelho enquanto não perceberem que precisam dele” [3]. A nação deveria ser levada a entender sua necessidade. Assim o povo é descrito primeiramente como um filho rebelde. Deus falou e os céus e a terra são testemunhas de Sua queixa. A queixa de Deus é a de um pai que criou seus filhos com todo empenho e eles se rebelaram contra Ele. “Criei filhos e os fiz crescer, mas eles se revoltaram contra mim”.  Essa é a essência do pecado. “Pecado não é primeiramente uma questão de ações ou de atos. A coisa realmente séria com respeito ao pecado é que ele indica uma atitude errada para com Deus. É isso que faz das pessoas pecadoras...” [4].
O povo de Deus também é descrito com um filho insensato.  Insensato significa tolo, néscio. “O boi reconhece o seu dono, e o jumento conhece a manjedoura do seu proprietário, mas Israel nada sabe, o meu povo nada compreende”.  O verbo compreender tem a idéia de “sabedoria prática”, sensatez. O povo não está usando de bom senso em sua maneira de viver. E assim a nação de Deus é pior do que o boi e o jumento. Observem o que afirma o Dr. Lloyd-Jones:

Por que vocês acham que Isaías escolheu o boi e o jumento? A resposta óbvia é que, de todos os animais, eles são os mais estúpidos. De entre todas as criaturas do universo eles são os mais obstinados e difíceis de se tratar.  Por isso Isaías tomou o boi e o jumento para estabelecer este ponto. Até o boi e o jumento conhecem seu dono e a manjedoura de seu dono. Apesar de obtusos e estúpidos, como eles são, eles têm instinto que faz com que reconheçam seu dono. É muito difícil conduzir um boi; um jumento por vezes parece ser irremovível. Vocês podem puxar, empurrar e bater num jumento e ele não se move, mas, quando está com fome e vê seu dono chegar com uma vasilha, ele se apressa imediatamente ao seu encontro! O boi e o jumento obedecem a seu instinto; eles querem a comida e observam a pessoa que traz a mesma. Eles parecem ser tão obtusos, estúpidos e desatentos, incapazes de reagir a qualquer tipo de persuasão, porém quando se trata de comida e sustento, eles imediatamente obedecem à lei de seu ser e se apressam a consegui-lo. Mas homens e mulheres não fazem assim! Eles são mais tolos que um boi ou um jumento! [5]

Esta insensatez é observada pelo fato do povo não e importar com o que Deus lhes diz através de seus profetas. Acham quem são capazes de viverem por si só, sem a direção de Deus. Não foi este o problema dos nossos primeiros pais? Ao comerem do fruto proibido, dando ouvidos à serpente, não se rebelaram contra Deus como se julgaram capazes de dirigir seus próprios destinos sem a orientação de Deus.
O povo de Deus é descrito como um filho enfermiço. A nação está doente, enferma. “Da sola do pé ao alto da cabeça não há nada são; somente machucados, vergões e ferimentos abertos, que não foram limpos nem enfaixados nem tratados com azeite”. E a causa destas chagas é o pecado, a iniqüidade.
Esta é a descrição da nação de Deus nos dias de Isaías. É também a descrição do homem diante de Deus: rebelde, insensato e doente. E nesta condição somos incapazes de fazer algo em nosso favor. O profeta Isaías quer conduzir tanto os seus primeiros leitores como nós hoje a colocar toda a nossa esperança na obra da redenção divina. O caminho para alcançar a redenção é o caminho da convicção de pecados e do arrependimento. O que é redenção? Compreender seu significado é compreender como Deus nos salva.  Redenção traz a idéia de pagamento, de resgate. A Bíblia nos diz que o homem tornou-se escravo do pecado. O pecado é o nosso senhor. Só nos livramos deste senhorio mediante o pagamento, o resgate. Deus pagou o preço do nosso resgate na cruz de Cristo (Tito 2.13,14). Em Cristo somos libertados, somos livres. O caminho que nos leva a redenção é o do arrependimento. Se não optarmos pelo arrependimento seremos consumidos. Se nos arrependermos seremos salvos.




[1] O Caminho de Deus, não o nosso, p. 9.
[2] Ortlund Jr, R. C. Isaías: Deus Salva Pecadores, p. 30.
[3] Op. cit., p.29.
[4] Lloyd-Jones, D. M., Op. cit., p.31.
[5] Op. cit., pp. 37-38.

Nenhum comentário: