segunda-feira, junho 21, 2010

FRUTOS DA OBEDIÊNCIA

A história registra entre muitos outros mártires cristãos, o testemunho de Filipe, Bispo de Heracléia, o qual, no princípio do quarto século, foi arrastado pelos pés, através das ruas e cruelmente açoitado, por ter sido acusado pelo governador de obstinada temeridade em persistir na desobediência ao decreto imperial. Diante do governador respondeu: “Meu procedimento não é o efeito de temeridade, porém procede do amor e respeito que tenho para com Deus, que fez o mundo e há de julgar os vivos e os mortos e cujos mandamentos não ouso transgredir. Tenho até aqui cumprido o meu dever para com os imperadores e estou sempre disposto a cumprir ordens justas que deles provenham em harmonia com a doutrina de nosso Senhor, que nos manda dar tanto aos Césares como a Deus, aquilo que lhes pertence. Sou, porém, obrigado a preferir o céu à terra e a obedecer a Deus de preferência aos homens”. Deus tem prazer na obediência, na sujeição dos Seus servos à Sua vontade. Filipe compreendeu que “obedecer é melhor do que o sacrificar” (1 Sm 15.22), ou seja, o culto não tem valor quando não é acompanhado por um espírito sincero e submisso. Como podemos  agradar a Deus? Será passando muitas horas de oração? Será dedicando todo o meu tempo, minha capacidade e meus bens para servir a outros? Todas estas atitudes têm um lugar importante na vida cristã, mas somente temos a capacidade de fazermos o que é certo quando assumimos uma atitude de obediência a Deus. É através de uma vida de obediência que sabemos se uma pessoa cristã é genuína, autêntica. As pessoas têm direito de suspeitar de alguém que diz crer em Jesus, mas não revela nenhuma transformação em sua vida.
A obediência tem suas raízes em ouvir o que Deus nos diz em Sua Palavra e colocar tais ensinamentos em prática. “Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”(Tg 1.22). Obedecer implica em ouvir e agir de acordo com o que Deus diz. Mesmo quando não temos certeza acerca dos resultados de um ato de obediência, o melhor caminho a tomar é obedecer: Hebreus 11.7,8.
Quando somos obedientes a Deus colhemos alguns frutos desta obediência:

1)     Podemos ter certeza de que nossas orações serão atendidas.
“E aquilo que pedimos dEle recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dEle o que Lhe é agradável” (1João 3.22).
“Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito” (João 15.7).

2)     Desfrutamos de um relacionamento íntimo com Deus.
“Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e o meu Pai o amará, e viremos para  ele e faremos nele morada”( João 14.23).
“A intimidade do Senhor é para os que o temem...” ( Salmo 25.14).
                                                                      
3)     Seremos abençoados.
“Se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ames o Senhor, teu Deus, andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então viverás e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus, te abençoará...” (Deuteronômio 30.16)

Não nos esqueçamos que o verdadeiro crente demonstra que conhece a Deus por um profundo desejo em seu  coração de ser obediente a Ele e a Sua Palavra.

Nenhum comentário: