segunda-feira, julho 05, 2010

VALENTINE BURKE

Lendo a biografia de um grande servo de Deus no século 19, D. L. Moody, me deparei com uma história curiosa e interessante. Valentine Burke, um homem que em 40 anos de vida, passara  20 anos cumprindo sentenças, nos mais variados lugares, pelos mais variados crimes, e que nutria um profundo ódio pelo carcereiro de uma aldeola de Illinois, chamada Filipos.
Certa manhã, lendo o jornal, encontrou a seguinte manchete: COMO O CARCEREIRO DE FILIPOS FOI APANHADO. Valentine pensou consigo: Ah! Então aquele bandido pegou o dele também! E pôs-se a ler todo o artigo. Contudo, esta manchete era o título que o jornalista havia dado ao sermão de Moody, transcrito no jornal. Furioso por não ser uma notícia policial e, sim, um sermão e que o carcereiro ainda permanecia desfrutando da liberdade, amarfanhou, amassou o jornal e atirando-o ao assoalho passou a pisoteá-lo com raiva. Porém, uma frase, que se repetia por nove vezes no sermão, lhe martelava a alma: CRÊ NO SENHOR JESUS E SERÁS SALVO, TU E TUA CASA.  Era quase meia noite quando, na cela de sua prisão, Valentine  caiu de joelhos e se entregou à misericórdia de Cristo. Crera no Senhor Jesus. Estava Salvo. O Xerife duvidou de sua conversão com ironia, quando informado. Mas depois de alguns dias teve de soltá-lo por falta de provas. Então, colocou um detetive no encalço de Burke na tentativa de colher provas para prendê-lo novamente. Valentine saiu pelo mundo à procura de um emprego e não encontrou. Quem haveria de confiar num gatuno tão conhecido. E mesmo quem não o conhecia , bastasse ver o seu rosto para recuar e dizer não, pois era um sujeito extremamente mal encarado. E ele mesmo desconfiado que não conseguiria nada, caiu de joelhos, em desespero de causa, e pediu a Deus que disfarçasse aquela feiúra. E assim partiu para Nova Iorque a procura de um emprego. Meses depois regressou e, ao desembarcar na estação em St. Louis, um agente policial colocando a mão sobre seu ombro pediu que o acompanhasse ao posto policial. Lá o Xerife perguntou por onde ele havia andado. Pelo que respondeu que havia estado em Nova Iorque em busca de emprego e havia trabalhado por uns tempos e agora sem serviço resolveu voltar. O xerife falou: Pois saiba que mandei vigiá-lo e o que você falou é verdade; mandei chamá-lo porque quero que você trabalhe aqui na polícia, como meu auxiliar. Em 1887 um sujeito recebeu duas fotografias bem diversas: uma a de um gatuno mal encarado, e a de um homem de fisionomia franca e boa, apesar da irregularidade dos traços. E um bilhete: Note a diferença nas fotografias que remeto. Veja quanto a nossa religião pode fazer pelo maior pecador.
A comunhão com Cristo dera ao ex-bandido uma nova personalidade, e até mesmo a expressão fisionômica fora transformada pelo poder dessa nova vida interior. Certamente esta história confirma aquilo que a Bíblia nos ensina: Se alguém está em Cristo é nova criatura, as coisas antigas já passaram e eis que se fizeram novas.  

Nenhum comentário: