quinta-feira, novembro 11, 2010

UMA PALAVRA AOS CRENTES: 1 JOÃO 2.12-14

Creio que João, nesta perícope, não está dirigindo-se a várias classes de pessoas na igreja, mas, sim, a todos os crentes. Filhinhos, pais e jovens descrevem a igreja. C. H. Dodd afirmou: “Todos os crentes são (pela graça de Deus, não por natureza) filhinhos na inocência e na dependência do Pai celeste, jovens na força, e pais na experiência”.  Assim, João fala-nos a nós irmãos, a toda Igreja do Senhor Jesus Cristo.  Como Igreja, eu e você, todos nós, somos a chamados a ser sal da terra, luz do mundo. Devemos evidenciar em nossa sociedade que amamos a Deus com todo o nosso coração, com toda a nossa alma e com todo nosso entendimento.  Há um episódio na Bíblia, dentre muitos, que quero destacar. Pedro e João foram recolhidos ao cárcere por pregarem a Cristo e sofreram ameaças para que não mais falassem a respeito de Jesus. A resposta é enfática: “Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros do que a Deus; pois não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos”. Este testemunho salienta o fato de que aquele que entregou a Deus o seu coração tem uma única preocupação: ser-Lhe fiel, demonstrar fidelidade Àquele que tão grande amor demonstrou por nós. Mesmo que isto custe a nossa própria vida. Assim como Jesus perguntou a Pedro, questiona-nos hoje: “Tu me amas?”
Não há dúvidas que evidenciar uma postura engajada e comprometida com os valores bíblicos em meio a uma sociedade corrupta, materialista e individualista, é difícil.  Mas quem disse que ser cristão é fácil? Porém como cristãos somos desafiados a expressar uma vida cristã autêntica, transformada pelo poder de Deus para que muitos creiam em nossa mensagem. Para isso é necessário personificar as qualidades descritas em nosso texto.
1. SEJAM FORTES.
As palavras de Davi a Salomão lembram as palavras de Deus a Josué: “Sê forte” (1 Cr 28.20). Ser forte é uma questão de confiança nas promessas de Deus, que é a essência da fé. Desta forma nosso lema deve ser: Influenciar sem ser influenciado. Temos de expor nossa identidade, deixando claro os ideais e valores que adotamos e arcar o custo deste compromisso. É preciso assumir que somos de Cristo!
2. VIVAM A PALAVRA.
É triste constatar que em muitos casos a Igreja tem perdido seu poder de influenciar porque suas palavras não são acompanhadas de seus atos. Devemos, como cristãos, convidar outros a serem nossos imitadores assim como nós somos de Cristo! É por isso que necessitamos viver o que pregamos. Proclamação dissociada de vida é como bronze que soa, ecoa, mas não transforma. Faça da Palavra de Deus sua regra de fé e prática. Habite em vós ricamente a Palavra de Cristo.  Isto é vida em sua plenitude. Esta é a vontade de Deus para as nossas vidas.
3. VENÇAM O MALIGNO.
Que enorme responsabilidade colocada em nossos ombros! Deus deseja fazer uso de cada um de nós como soldado fiel, responsável e trabalhador. Nossa missão é destruir os focos de influência das potestades malignas.  Assim, devemos nos revestir “de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo (...) tomai toda armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis”. Deus nos dá força, poder e armas, porém somos nós que temos de pelejar.
Que estas verdades estejam presentes em nossas vidas. Sejamos fortes, vivamos a Palavra e vençamos o maligno, para a glória de Deus!

Nenhum comentário: