segunda-feira, janeiro 30, 2012

A PRÁTICA DA MEDITAÇÃO

Cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus. O apóstolo Paulo nos diz que “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2 Timóteo 3.16,17).  É por meio das Escrituras Sagradas que conhecemos a Deus, Sua vontade e propósitos para cada um de nós. Assim, o que se requer de nós cristãos é uma            disposição em ouvir o que Deus nos tem a nos ensinar. O Rev. Billy Graham afirma que “à medida que lemos e meditamos na Bíblia, o Espírito Santo – que inspirou a Bíblia, como sabemos – vai nos convencendo de pecados que precisam ser erradicados e nos dirige ao padrão de vida que Deus quer para nós. Sem a Palavra de Deus não pode haver crescimento espiritual duradouro”. A meditação era uma prática dos grandes servos de Deus. Isaque, Davi, Daniel, entre muitos outros, praticavam a arte de meditar (Gn 24.63; Sl 63.6; Dn 9.2). Contudo, observamos que a prática da meditação é uma arte esquecida em nossos dias. Devemos hoje nos juntar à tradição bíblica e uma vez mais aprender a arte da meditação.

O que é meditação? 
Meditação “é o ato de trazer à mente as várias coisas que se conhece sobre as atividades, os modos, os propósitos e as promessas de Deus; pensar em tudo isso, refletir sobre essas coisas e aplicá-las à própria vida” (J. I. Packer).  Em outras palavras, meditação é o processo que transfere a Palavra de Deus da mente para o coração. Esta é uma prática que objetiva nos conformar, no poder do Espírito, ao caráter de Cristo: 2 Co 3.18. Na meditação enchemos nossas mentes com as palavras, os atributos e os feitos do Senhor. Fp 4.8; Cl 3.1-4.

Passos práticos para a meditação
Aprendemos a meditar, meditando.
  • Separe um momento diário para estar a sós na presença de Deus: Sl 119.97
  • Valorize a qualidade e não a quantidade. “Você não precisa ler a Bíblia durante o ano, mas precisa ler a Bíblia com proveito o ano inteiro”.
  •  Sublinhe o que achar mais interessante. Faça anotações num diário, destacando a mensagem de Deus e sua aplicação em sua vida.
  • Ore pedindo que Deus fale ao seu coração. Devemos nos aproximar da Bíblia como palavra pessoal de Deus para nós.

Nenhum comentário: