sábado, março 15, 2014

O CULTO CRISTÃO

A Reforma Protestante no século XVI ressaltou a autoridade e a suficiência das Escrituras (Sola Scriptura). Daí afirmarmos que a Bíblia é a nossa regra de fé e prática, pois “toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2 Timóteo 3.15-16). Portanto, no que diz respeito ao culto cristão devemos nos orientar pela Palavra de Deus. A nossa Confissão de Fé nos diz: “...o modo aceitável de adorar o verdadeiro Deus é instituído por ele mesmo e tão limitado pela sua vontade revelada, que não deve ser adorado segundo as imaginações e invenções dos homens ou sugestões de Satanás nem sob qualquer representação visível ou de qualquer outro modo não prescrito nas Santas Escrituras”. A.A.Hodge comentando esta declaração afirma que “se Deus tem prescrito o modo aceitável de adorá-LO e servi-LO, é uma ofensa e um pecado descuidar-se desse método ou preferir a prática levantada por nós ... não só as doutrinas e mandamentos de homens, senão todo culto voluntário, isto é, atos e formas de culto inventados, são abominação para Deus (Comenttario de La Confession de Fe de Westminster, p.251).
Sendo assim, entendems que Deus não somente nos ensina que devemos adorá-LO, mas também o modo como devemos adorá-LO. “Tudo o que Eu te ordeno observarás, nada lhe acrescentarás nem diminuirás” (Dt 12.32). Então, a pergunta que devemos fazer antes de introduzirmos qualquer coisa em nossas liturgias deve ser: É BÍBLICO? A PALAVRA DE DEUS NOS ENSINA ADORARMOS O NOSSO DEUS DESTE MODO?

É triste observarmos que tão facilmente nos esquecemos que o princípio reformador (Sola Scriptura) também diz respeito ao culto cristão. Que possamos avaliar, a luz das Escrituras Sagradas, nossas práticas cristãs, principalmente no que diz respeito ao culto, a fim de que verdadeiramente, façamos tudo para a glória de Deus.

Nenhum comentário: