domingo, março 09, 2008

CONFIE E OBEDEÇA

No capítulo 15 do livro de Gênesis Deus promete dar a Abrão um filho. E acrescenta que a sua posteridade seria tão numerosa quanto as estrelas do céu (v.5). Mas observamos que Abrão e Sarai são como nós: impacientes. Primeiro Abrão achou que a promessa se cumpriria através do seu escravo, Eliezer. Segundo, Derek Kidner, estudioso da Bíblia, este era o costume dos horeus, para este povo um homem que não tivesse filho adotava um herdeiro para garantir um enterro apropriado. Depois a esposa de Abrão entregou a seu marido sua escrava, Hagar, para que ela lhe desse um herdeiro.
Como somos tolos! Queremos ajudar Deus a cumprir suas promessas!? Quando agimos assim demonstramos toda nossa incredulidade e sofremos as conseqüências deste ato, como Abrão e sua esposa sofreram.
Conhecer a Deus, conhecê-lo realmente, é confiar nele e em suas promessas. Deus afirmou: “Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande” (v.1). Ele Se revelou como Seu benfeitor. Portanto, a confiança deve ser posta em Deus; a esperança, na promessa. Somente depois de seis capítulos ou aproximadamente após 25 anos a promessa se cumpriu com o nascimento de Isaque. Abrão aprendeu a lição, pois a Bíblia nos diz que “Ele creu no Senhor e isto lhe foi imputado para justiça” (v.6).
Portanto, aprendamos com o pai da fé a entregar tudo nas mãos daquele que é o nosso Pastor, Aquele que pode nos sustentar e permaneçamos fiéis. Confie e obedeça. “Confia os teus cuidados ao Senhor, e Ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado” (Salmo 55.22).

Nenhum comentário: