![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZl0R6vo_DpjYbEumvYhI5kdJE79G7WFkTEK3Dwu-sgTLIkf8ppZYrw49t0uAZ_Po2NXcx9LXnTfIDqlo5tbuYTkFeCT4aP2H8GTpd4QiLSaLUNuGtVzJ0DY42YgtlwE_9bJZ_/s400/images.jpeg)
Creio que Deus queria que Elias aprendesse algumas lições ali junto àquele riacho. C. Swindoll faz uma observação importante. Lembra-nos que o nome Querite deriva-se de um verbo hebraico cujo significado é "cortar", colocar no tamanho certo". Esta palavra é empregada no AT com dois significados. Primeiro no sentido de ser cortado (separado) dos outros e, segundo, no sentido de aparelhar uma peça de madeira para construção, deixando-a no tamanho correto a ser usado. Assim, podemos dizer que Elias seria "cortado" de todo envolvimento e atividades que lhe fossem estimulantes e, ao mesmo tempo, seria "aparelhado", "colocado no tamanho certo", aprendendo a depender de Deus.
É possível observarmos que Elias em nenhum momento questionou a Deus, nem perguntou por quê. Ele simplesmente obedeceu. Esta é a primeira lição que aprendemos com Elias. Aprendemos que devemos ser obedientes. Deus disse a Abraão: "Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para terra que te mostrarei", e Abraão foi, obedeceu. Jesus declarou que tinha como prioridade fazer a vontade de Deus, o Pai. Deus fala conosco hoje, não do mesmo modo que falou a Elias e aos demais profetas, mas por meio de Sua Palavra. É nas Escrituras Sagradas que encontramos tudo o que Deus requer de nós. E Ele espera que tão somente O obedeçamos.
Deus também disse a Elias: Vá para Querite e Eu te sustentarei. Deus queria que o profeta aprendesse a andar pela fé. Deus dirige a seu povo passo a passo. Esta é outra lição que devemos aprender. Aprendemos que devemos andar pela fé. Elias não questionou a Deus, dizendo como seria ali no deserto, apenas confiou em sua promessa. Nós devemos confiar em Deus dia após dia. Precisamos aprender a viver o hoje, hoje. Não podemos viver o amanhã hoje. Jesus nos ensinou: "Buscai em primeiro lugar o seu Reino e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas, portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã; pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal".
Convém lembrar que Deus nunca falou qual seria o passo seguinte antes de Elias dar o passo anterior. Deus disse ao profeta ir até Acabe. Quando Elias chegou ao palácio, falou tudo que tinha a dizer, Deus disse para ir até o riacho. Vá até as torrentes e se esconda. Eu te sustentarei. E Deus não disse o próximo passo até que o riacho secou. Viver na dependência de Deus é viver crendo em suas promessas.
Mas há uma última lição a destacar. Elias ao obedecer a Deus e viver de sua inteira dependência aprendeu a humildade. No livro de Provérbios 3.5 lemos: "Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento". Se Elias se estribasse em seu próprio entendimento, não teria percorrido por toda aldeia de Israel, proclamando o juízo de Deus e clamando ao povo para o abandono da idolatria? Certamente faria tudo que estava em suas mãos para despertar a consciência adormecida do povo, obrigando a Acabe a por um fim na idolatria. Esta é a última lição a aprender. Aprendemos que devemos ser humildes.
Obediência a Deus, dependência de Deus e humildade são coisas necessárias para realizarmos a obra de Deus. As vezes somos treinados por Deus para que nos tornemos pessoas que Ele quer que sejamos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário