quinta-feira, agosto 28, 2008

O DESAFIO DE SER CRISTÃO HOJE


Observa-se, com bastante freqüência, que a sociedade tem reclamado da igreja uma postura que revele o seu verdadeiro compromisso com o Senhor Jesus Cristo. A não aceitação do Evangelho tem sido justificada por muitos com o argumento que o cristianismo não tem feito diferença na vida dos cristãos. Até certo ponto o argumento é válido, pois, de fato, muitos não tem revelado ao mundo uma vida verdadeiramente transformada pelo poder de Deus. A presença da igreja no mundo é para revelar a gritante diferença entre a luz e as trevas. Jesus revela aos seus discípulos uma nova identidade ao declarar: "...eles não são do mundo, como também eu não sou" (João 17.14). Eles são pessoas diferentes, que não assumem os valores do mundo em sua conduta e seu estilo de vida retrata uma vida santificada pela Palavra de Deus.
O que cada cristão precisa ter em mente é que há uma diferença fundamental entre os cristãos e os não cristãos. E temos que aceitar a responsabilidade que esta diferença coloca sobre nós. Deus nos colocou no mundo para fazermos diferença. E esta se manifesta no rompimento com a mentalidade do mundo.
Em sua oração sacerdotal, Jesus suplica ao Pai: "Não peço que os tire do mundo; e, sim, que os guardes do mal"(João 17.15). Ser guardado do mal significa não assimilar os valores e os padrões do mundo. Isto, também, não quer dizer que temos que nos alienar ou nos afastar da sociedade. O Rev. John Stott declara: "Certos cristãos, preocupados acima de tudo com serem inequivocamente fiéis à revelação de Deus, ignoram os desafios do mundo moderno e vivem no passado. Outros, ansiosos por responder ao mundo que os cerca, enfeitam e torcem a revelação de Deus, em busca de relevância. Tenho tentado a evitar ambas as armadilhas, pois o cristão não é livre para submeter-se, nem à antigüidade nem à modernidade. Ao invés disso, tenho buscado com toda a integridade submeter-me à revelação de ontem dentro da realidade de hoje. Não é nada fácil combinar lealdade ao passado com sensibilidade ao presente. É este, no entanto, o nosso chamado cristão: viver no mundo sob a Palavra".
Isto nos impõe um grande desafio. O desafio de ser cristão hoje.

Um comentário:

liliane disse...

nao é facil,mais por jesus,pela nossa salvaçao...vale a pena buscarmos andar em seus caminhos sempre.