domingo, setembro 11, 2011

ANDANDO NOS PASSOS DE JESUS

A Bíblia nos ensina claramente que o objetivo final de Deus para todo o verdadeiro cristão é que ele se assemelhe a Jesus. Paulo em Romanos 8.29 nos diz que fomos predestinados antes da fundação do mundo para sermos conforme a imagem e semelhança de Jesus. Deus nos transforma a imagem de Seu Filho conforme a atuação do Espírito Santo em nós. Esse processo de transformação é denominado na Palavra de Deus como santificação. Na santificação, não só o Espírito opera, mas exige-se o envolvimento intencional do crente, ou seja, a cooperação do crente. Entretanto, quero lembrar-lhes outra dimensão do ensino bíblico para promover a nossa santificação – o exemplo de Jesus. “A Bíblia diz claramente que nós, como cristãos, devemos moldar a nossa vida de acordo com o procedimento de Jesus Cristo”, lembra-nos Larry McCall.

1. ANDAR NOS PASSOS DE JESUS É NOSSO CHAMADO. Jesus certa ocasião nos disse:Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma (Mt 11.28). O próprio Jesus nos deu a graciosa ordem de ir a Ele a fim de aprender. Não somos chamados, em primeiro lugar, a uma instituição ou a uma doutrina em particular, e, sim, a uma Pessoa verdadeira. É dessa pessoa, com todos os Seus atributos, que devemos aprender. Jesus nos convida a aproximar Dele para aprender e devemos obedecer-Lhe o chamado. Quando respondemos a este chamado, nossos primeiros passos com Cristo devem ser caracterizados pela atitude de imitá-Lo.

2. ANDAR NOS PASSOS DE JESUS É NOSSA OBRIGAÇÃO. Professar que estamos ligados a Cristo pela salvação, nos leva ao dever de endossar esse testemunho verbal com um estilo de vida que reflete o caráter de Cristo. É isso que nos ensina o apóstolo João: “Nisto sabemos que estamos nele: aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou” (1Jo 2.5b,6). Ser como Cristo é um padrão necessário para o cristão. Se não buscamos refletir o caráter de Cristo em nossa própria vida, que direito temos de alegar que somos cristãos?

3. ANDAR NOS PASSOS DE JESUS É NOSSO TESTEMUNHO. O Rev. Martin Lloyd-Jones afirmou que o mundo ainda julga Deus e Jesus Cristo pelo que vê em nós. Muito do que o mundo conhece acerca de Jesus Cristo resulta da observação da vida daqueles que alegam estar unidos a Cristo. Nós cristãos hoje temos a obrigação de oferecer uma constante demonstração em carne e osso do verdadeiro cristianismo. Esse é nosso ministério! Nada mais prejudicial à evangelização do que uma pregação dissociada da vida.

Devemos nos dedicar mais e mais ao estudo da Pessoa de Cristo por meio de Sua santa Palavra, orando para que o Espírito Santo nos conforme, nos molde mais e mais à semelhança do nosso bendito Salvador.

(Texto adaptado do livro "Andando nos Passos de Jesus" de Larry McCall - Editora Fiel)

Nenhum comentário: