terça-feira, março 20, 2012

20 anos de ministério pastoral - Rev. Walter B. Czinczel


Em 1965 nascia o primogênito do casal Walter Czinczel e Nair Bronzeli. Ele católico e ela vindo de um berço protestante, mas uma cristã nominal. Anos mais tarde nasciam Claudia B. Czinczel e Ana Paula B. Czinczel, minhas irmãs. Somente em 1977, quando a família mudou-se para o bairro de Vila Prudente, eu e minhas irmãs tivemos a oportunidade de nos envolvermos com a verdade do Evangelho. Nesta ocasião, pela iniciativa dos meus tios, Rev. Paulo Bronzeli e Agelina dos Santos Bronzeli, começamos a frequentar a escola dominical da Igreja Presbiteriana da Mooca. Nesta época o Senhor começava a preparar o solo do meu coração para uma conversão que viria anos mais tarde.
Em 1982 mudamos para uma residência própria em Itaquera, num novo conjunto habitacional e, assim, deixamos de frequentar a igreja Presbiteriana da Mooca e em nossa juventude trilhamos caminhos que desagradavam a Deus. Muitas más influências neste período, mas Deus tinha outros planos e nos preservou. No mesmo ano da nossa mudança recebíamos em casa a visita do Rev. Mário de Oliveira, pastor da Igreja Presbiteriana de Sapopemba, que iniciava uma congregação presbiteriana em nosso bairro. Minha mãe e minhas irmãs começaram a participar das atividades da igreja nascente. E o Evangelho começava a transformar minha família.
Somente em 1984 fui visitar a Congregação Presbiteriana de Itaquera II, após muitos convites e a insistência da minha mãe. Foi numa quarta-feira, dia de estudo bíblico, o mês não me lembro, que visitei a igreja, apenas para satisfazer a vontade de minha mãe. Contudo, o Senhor tinha outros planos. E pelo convite do jovem Israel passei a participar dos jogos de futebol aos sábados e as demais atividades da igreja. Pouco tempo depois o Senhor haveria de transformar minha vida.
Na páscoa de 1984 a UMP da congregação realizaria o primeiro retiro espiritual. Fomos à praia, litoral sul de São Paulo, na cidade de Mongaguá.  Éramos doze jovens e fomos desafiados pelo seminarista Moisés A. Ferreira a termos um encontro com Deus neste retiro. Meu encontro com Deus foi marcante. Deus me livrou de um afogamento e, nesta experiência, tive minha vida transformada, dedicando-me inteiramente ao Senhor. No dia 27 de outubro de 1984 professei a fé e fui batizado na Congregação Presbiteriana de Itaquera II. Em 1985 fui eleito presidente da UMP e diante da responsabilidade e, cônscio das minhas limitações por ser novo na fé, matriculei-me no Instituto Bíblico de São Paulo, o IBB, desejoso de conhecer mais a Palavra de Deus e de ser um instrumento valioso nas mãos do Senhor.  
Em 1986, por questões profissionais, fui morar em Mairinque. E o envolvimento com a Igreja Presbiteriana de Mairinque, principalmente com os jovens da igreja, que eram muito dinâmicos e comprometidos com a evangelização, contribuiu para minha vocação ministerial. Durante a semana a UMP da igreja de Mairinque era responsável pelo ponto de pregação no bairro do Marmeleiro e também participávamos dos estudos bíblicos na semana e dos cultos no domingo a noite. Foi um ano abençoado e muitos irmãos daquela igreja marcaram minha vida. Aos sábados e escolas dominicais frequentava a igreja em Itaquera, onde era membro.
Eu, Laércio e Simonton no apto do JMC
No início de 1987, convicto do meu chamado ministerial e aprovado pelo conselho da Igreja Presbiteriana de Sapopemba e pelo Presbitério Paulistano (PLIS), deixei meu emprego em Mairinque e fui para o Seminário Presbiteriano Rev. José M. da Conceição. Era o primeiro seminarista do PLIS que não receberia ajuda financeira e nem recebi nenhuma ajuda financeira da minha igreja. Mas o Senhor, que é um Deus providente, me sustentou.  No primeiro ano do seminário tive ajuda da irmã Celina Cisoto Neves, da igreja Presbiteriana de Mairinque e, através do Rev. Humberto Lima de Aragão Filho, obtive recursos financeiros de uma irmã coreana e, com isso, passei a ajudar na Congregação da Igreja Presbiteriana de Vila Prudente, no Jardim Colonial por dois domingos. Também, por convite do Rev. Ramon Peres, passei a ajuda-lo na Igreja Presbiteriana de Piedade. A partir de 1988 até março de 1992 meu sustento veio do Instituto Mackenzie, onde trabalhei e convivi com o Presbítero Ivan Pereira, o qual foi usado por Deus para nos abençoar.
Durante todo o curso do seminário me envolvi no trabalho da Congregação Presbiteriana do Jardim Colonial, hoje Igreja Presbiteriana de São Mateus. Nos dois primeiros anos (1987 e 1988) dividi a responsabilidade da congregação com o seminarista José Roberto da Silveira e sua esposa Izabel Orestes da Silveira. Com a ordenação do Rev. José Roberto assumi a responsabilidade do trabalho até 1991. 
Comissão de Ordenação do PLIS
Conclui os meus estudos teológicos em 1990. 1991 foi um ano dedicado a elaboração da tese, trabalho para a ordenação que deveria ser apresentado ao Presbitério Paulistano. Em 02 de fevereiro de 1992, na Igreja Presbiteriana da Mooca, fui ordenado pastor presbiteriano e designado para a Igreja Presbiteriana de Vila Ema, onde permaneci até 1994. 


Estava solteiro, me faltava uma auxiliadora e isto trouxe alguns desconfortos no ministério. Mas o Senhor mais uma vez proveu o que era necessário. O Rev. Wilson Santana me convidou para ser um dos palestrantes no retiro de páscoa da UMP da Igreja Presbiteriana do Jardim Eldorado, retiro realizado no acampamento da APEC em Mairiporã. Ali conheci aquela que viria ser minha esposa e fiel auxiliadora. Em julho de 1995, eu e Damiana, assumíamos os votos nupciais na Igreja Presbiteriana de Vila Formosa.
No ano de 1995 fui pastor auxiliar do Rev. Abel José de Paula na Igreja Presbiteriana de Vila Formosa. Convidado para pastorear os jovens da igreja e também a Congregação Presbiteriana do Jardim Helian.
Damiana, Jonathan, Jomes e Eu - Barra Bonita 
Deixei a capital paulistana em 1996 e a convite do Rev. Nelson Bordini, então Secretário Executivo do Presbitério de São Carlos (PSCL), assumi o pastorado da Igreja Presbiteriana em Barra Bonita. Creio foram anos marcantes na minha vida e no meu ministério. Ali fomos abençoados com a chegada do Jonathan (1997) e com o Jones (1998). Deus nos deu o privilégio de ter a amizade e o carinho do Rev. Miguel Orlando de Freitas, pastor jubilado da IPB, que muito contribuiu para o nosso aperfeiçoamento. O coração do homem faz planos, mas é o Senhor quem nos conduz. Em dezembro 2002 deixamos o pastorado em Barra Bonita e assumíamos em 2003 o campo missionário de Dourado. Cidade tranquila, com sete mil habitantes. E Deus nos abençoou muito ali, ainda que tenha sido só um ano que ali permanecemos.
Em 2004 um novo desafio. Assumimos o pastorado da Igreja Presbiteriana de Bariri. É a partir daqui que nossas lutas com a saúde do Jonathan se intensificaram e, por isso, após um bom 2004 enfrentamos muitos problemas, que permanecem até hoje, ora mais intensos ora menos. Permanecemos em Bariri até 2007 e após 11 anos deixávamos o Presbitério de São Carlos (PSCL).
Em 2008 um novo desafio, num novo presbitério, o de Araraquara (PARQ). Convidados pelo Rev. Everton Matheus, por indicação do Rev. Naor Garcia, assumimos a Congregação Presbiteriana de Ibitinga, sendo pastor auxiliar na Igreja Presbiteriana de Matão. Foi um ano difícil. Os problemas com Jonathan se intensificaram, de um modo que jamais pensamos. Isto trouxe problemas no ministério e incertezas quanto ao futuro. Mas o Senhor jamais nos desampara e, quando menos esperávamos, uma nova porta se abriu. Em 2009 assumíamos o trabalho em Bebedouro, congregação presbiterial do concílio de Araraquara. Uma cidade boa que juntamente com os irmãos nos acolheram. Vieram anos mais tranquilos. Houve um equilíbrio na saúde de toda família e, assim, pudemos desenvolver melhor nosso ministério. Até aqui nos ajudou o Senhor!  

2 comentários:

Josivaldo de França Pereira disse...

Muito boa sua história ministerial meu caro amigo Rev. Walter. Deus continue abençoando grandemente sua vida e família.

Valmir Rocha disse...

O interessante é que apesar das nossas limitações ou das situações externas que nos limitam, Deus sempre cumprirá o seu propósito nos tomando em suas mãos e usando-nos como instrumentos "afinados" para a sua própria glória!