segunda-feira, junho 02, 2014

UMA FAMÍLIA DESOBEDIENTE - GÊNESIS 3

Em Gênesis 1:27 lemos: “Criou Deus, pois, o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Eis o relato bíblico da criação da família. Família é obra de Deus, é criação divina. Deus estabeleceu a família para desfrutar de uma íntima comunhão com Ele. Contudo, esta família se rebelou contra Deus e o homem julgou-se capaz de dirigir sua própria vida e família sem o auxílio e direção do Criador. Encontramos em Gênesis 3 o relato de uma família desobediente. E, nesta noite, gostaria de relatar e meditar sobre o fundamento da desobediência, isto é, o que impulsionou o homem a pecar. Ver quais as conseqüências da desobediência e, por último, a maneira como Deus restaurou esta família.

1. O fundamento da desobediência: orgulho.
Gênesis 3 nos relata acerca da entrada do pecado na história humana, contudo não explica essa origem. O Rev. A. Hoekema declara que “Adão e Eva foram tentados pelos seus próprios desejos de pecar, mas jamais entenderemos como ou por quê”.  Como seria possível que alguém que foi criado em retidão, sem pecado, pudesse pecar?  É um mistério que não nos foi revelado e tentar explicá-lo é como tentar ver as trevas ou ouvir o silêncio, como declarou Agostinho. Quero ressaltar ainda que “O pecado é contra a vontade de Deus, mas nunca sem ou além da sua vontade. Deus permitiu que acontecesse a queda porque em sua onipotência Ele poderia produzir o bem até mesmo do mal” (A. Hoekema).
Embora não compreendamos esse enigma, nos é possível identificar a causa, ou melhor, qual o fundamento que levou a humanidade à desobediência.  O texto nos relata que a serpente, a personificação do diabo, enganou Eva. O diabo não se dirigiu ao homem e, sim, a mulher. Em Gn 2:16,17 a ordem divina de não comer do fruto foi dada diretamente à Adão e ele, como cabeça do lar, instruiu sua mulher. Deste modo Eva seria mais susceptível à argumentação e dúvida. Primeiramente a serpente colocou a dúvida: “Não é assim que Deus disse...?” e em seguida, confrontou a declaração divina: “É certo que não morrereis”. E, por último, despertou o orgulho: “Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal”.  Ser como Deus foi o desejo de Eva, o mesmo desejo que gerou a maldade de satanás. Isaías nos diz que no coração do diabo ele dizia: “... e serei semelhante ao Altíssimo”.  Vaidade, jactância, orgulho é o âmago do pecado original e de todos os pecados que dele decorrem. Porém, “comer o fruto não faria que Eva se tornasse como Deus. Faria que se tornasse como o diabo – caído, corrupto e condenável” como afirmou o Rev. J.  MacArthur.
 2. Os resultados da desobediência: vergonha, medo, fuga da responsabilidade e morte.
O apóstolo João escreveu em sua carta que “todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei” (1 João 3:4). Essa é maneira bíblica de descrever o pecado. “Pecado é qualquer falta de conformidade com a Lei de Deus ou qualquer transgressão dessa Lei”.  Adão e Eva pecaram porque não se conformaram à vontade de Deus, transgrediram Sua ordem. O Rev. Stott afirma que “todo pecado é uma forma de revolta egoísta contra a autoridade de Deus”. A humanidade se rebelou contra o Seu Criador. Quais são os resultados dessa revolta? Quais as conseqüências da desobediência? A desobediência dos nossos primeiros pais teve efeito imediato. No relato bíblico vemos que, ao invés de se tornaram como Deus, como o diabo disse, eles experimentaram:
Vergonha“Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si”.  A vergonha surge como fruto de uma consciência culpada e, imediatamente, Adão e Eva tentam remediar tal situação cobrindo-se com as folhas da figueira. Desde o início o homem, com sua religiosidade vã, tenta remediar sua situação com Deus.
Medo – Outra conseqüência é o medo. A culpa gerou vergonha e medo. Medo do que Deus poderia lhes fazer como castigo pelo seu pecado. “É evidente que a vergonha dos nossos primeiros pais foi acompanhada de um profundo sentimento de temor, pavor e horror diante da perspectiva de prestar contas a Deus pelo que haviam feito” (J. MacArthur).
Fuga da responsabilidade – Adão acusa a Deus: A mulher que me deste. Eva acusa a serpente: A serpente me enganou. Era momento de reconhecer o erro, de declarar que eles haviam desobedecido à ordem divina.  “Nem o homem nem a mulher estavam dispostos a admitir responsabilidade pessoal na culpa do seu primeiro pecado” (Hoekema).
Morte – Adão desobedeceu e morreu. A sua morte envolveu a separação do homem com Deus, o que denominamos de morte espiritual. O texto nos diz que Deus expulsou o homem do paraíso, evidenciando a ruptura com o Criador. Com o pecado, a comunhão espiritual foi rompida. Deus é Santo e o homem contaminou-se com o pecado.  E a Bíblia nos diz: “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”. (Isaías 59:1, 2).
3. O remédio para a desobediência: Cristo.
 No versículo 15 encontramos uma promessa de Deus e esta promessa indica a graça redentora de Deus para com o homem pecador: “Porei inimizade entre ti (a serpente) e a mulher, entre a tua descendência e o seu descente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar“Essa passagem, na verdade, irrompe sobre nós como um alvorecer que vem dissipar trevas, tristeza e miséria” (Hoekema). O homem desobedeceu, pecou e Deus manifestou a graça. Obviamente que a descendência da serpente não é a descendência física, mas se refere aos homens que compartilham dos propósitos e da vontade do diabo, os quais se mantêm em rebelião contra Deus. Isso nos lembra as palavras de Jesus aos judeus que se opunham a Ele: “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos” (João 8:44). Em contrapartida, a semente da mulher seria o povo de Deus, refere-se àqueles que viriam a crer na promessa de Deus. “Estende-se a inimizade entre a mulher e satanás à inimizade entre dois grupos de pessoas. A história do mundo a partir de então passaria a ser uma história de antítese, de oposição, entre o povo de Deus (a semente da mulher) e os oponentes de Deus (a semente da serpente)”. No entanto, na última parte do versículo, Deus passa da compreensão coletiva para a individual no que se refere aos tipos de descendência. A figura aqui é de um homem que pisa a cabeça da serpente para esmagá-la e que tem o seu calcanhar ferido neste processo. Embora Adão e Eva não tenham compreendido de forma plena esta promessa, podemos compreender pelo ensino das Escrituras que Deus se referia a Jesus que viria para ferir mortalmente o diabo. Sabemos que Jesus sofreu no processo de obter vitória sobre satanás, mas Ele venceu no final. Vemos, então, nesta promessa o vislumbre do evangelho, o que os estudiosos chamam de proto-evangelho, isto é, o primeiro evangelho. Ainda que a primeira família tenha desobedecido, Deus manifestou naquele lar a graça salvadora. Deus resgataria a família que se perdeu, provendo um Salvador!

Em Gênesis 3 a família que Deus criou se perdeu, desobedeceu a Palavra de Deus. As conseqüências dessa desobediência trouxeram culpa, vergonha, medo, fuga e a maior de todas: a separação da família com Deus. No entanto, o Deus das Escrituras se revela gracioso, misericordioso e providencia um redentor para a família. Mas o que toda esta história tem a ver comigo, com a minha família hoje? Creio que há preciosas lições para nós e nossa família.
1) Crer e obedecer a Palavra de Deus é melhor do que crer nas mentiras do diabo. A família de Adão desobedeceu, não creu em Deus e ouviu as insinuações de satanás. A Bíblia nos diz:

Obedeçam aos seus decretos e mandamentos que hoje lhes ordeno, para que tudo vá bem com vocês e seus descendentes, e para que vivam muito tempo na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá para sempre (Dt 4:40).

Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido (Js 1:8).

Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, e tudo te irá bem. Tua esposa no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme ao Senhor! (Sl 128:1-4).

Se você deseja ter uma família abençoada ouça a Palavra de Deus e se guie por ela e não pelas mentiras do diabo!
2) Nossas famílias enfrentam lutas, lidam com problemas, sofrimentos e dificuldades. Qual família que não passa por tribulação? Contudo aprendemos nessa passagem que a presença de Cristo em nosso lar nos ajuda a lidar com todas as nossas dificuldades. É em Cristo que temos a restauração da nossa família. Há um cântico infantil que nos apresenta uma grande verdade: Com Cristo no barco vai tudo bem, vai tudo bem e passa o temporal! Se queremos ter um lar feliz, abençoado - e isto não quer dizer  sem aflições – devemos buscar a Cristo, invocar a Sua presença em nossa família.


Nenhum comentário: