quinta-feira, setembro 25, 2014

EVANGELIZAÇÃO:A SUPREMA TAREFA DA IGREJA

A igreja tem como propósito principal a glória de Deus. Ela foi estabelecida para o louvor da glória de Deus. A evangelização é um instrumento pelo qual cumprimos o nosso propósito. Devemos proclamar o Evangelho de Cristo, reunindo os que creem em igrejas locais, com o objetivo de edificá-los na fé. E em Mateus 28.16-20 Jesus deixa evidente que a missão da igreja é fazer discípulos, os ensinando a guardar todas as coisas que Ele tem ordenado. A igreja é a agência do Reino de Deus no mundo, povo de propriedade exclusiva de Deus para proclamar as virtudes do Deus Eterno, conforme o apóstolo Pedro mesmo destaca em 1 Pedro 2.9. Proclamar as virtudes do Deus eterno consiste em manifestar a Sua glória “para que ao Nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda  confesse que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus Pai” (Filipenses 2:10,11).  A grande comissão em Mateus 28:16-20 define a missão da igreja. Ela existe para proclamar o evangelho de Cristo a todas as nações. É importante ressaltar que evangelização é o meio pelo qual conduzimos pecadores à adoração do único e verdadeiro Deus. A igreja existe para promover a glória de Deus e a evangelização é um instrumento usado para conduzir pecadores á adoração. A evangelização é a suprema tarefa da igreja. A evangelização, primeiramente, é uma tarefa honrosa. Isto porque ao realiza-la entrega uma mensagem que recebeu do próprio Deus. Por isso Paulo declara: “De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus” (2 Coríntios 5:2). Em segundo lugar, a evangelização é uma tarefa urgente. A Bíblia é o livro da salvação, pois a mensagem central da Bíblia é o que o Deus da graça fez e está fazendo, por meio de Seu Filho e de Seu Espírito, para a salvação de pecadores. Por outro lado, a humanidade está morta em seus delitos e pecados e caminha “segundo o curso destemundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência(...) segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos” (Efésios 2.1-3)  e, por isso, encontra-se sob a ira de Deus. É pela pregação das boas novas de Deus em Cristo que o homem encontra a salvação da ira de Deus. Devemos pregar urgentemente, pois muitos não sabem acerca desta tão grande salvação. Por último, a evangelização é uma tarefa abrangente. Devemos anunciar todo o desígnio de Deus (Atos 20:27) a todas as pessoas. A evangelização consiste não só em anunciar a salvação mas em ensinar.   A ênfase de Cristo na grande comissão vai muito mais além do que evangelizar implica em discipular. A missão da igreja não é simplesmente conseguir conversões, mas completar o processo da vida cristã fazendo discípulos.  A vocação da igreja é promover a glória de Deus através da proclamação do Evangelho de Cristo e discipular os que creem, com o objetivo de edificá-los na fé. Em Mateus 28.16-20 Jesus deixa evidente que a missão da igreja é fazer discípulos, os ensinando a guardar todas as coisas que Ele tem ordenado.
A evangelização é a suprema tarefa da igreja e a vocação de todos os cristãos; todos são chamados a testemunhar. J.I. Packer, em sua obra intitulada: Evangelização e a Soberania de Deus, afirma que “a comissão de pregar o Evangelho e fazer discípulos jamais foi limitada aos apóstolos. Nem está atualmente confinada aos ministros da Igreja. Trata-se de uma comissão que repousa sobre toda a Igreja coletivamente e, portanto, sobre cada cristão individualmente”. Portanto, o triunfo da Igreja hoje está no ministério da evangelização. Que possamos nos envolver nesta tarefa honrosa, urgente e abrangente.                                                                                             

Nenhum comentário: