segunda-feira, março 16, 2015

SOB AS ASAS DE DEUS - RUTE 2

Há uma expressão neste capítulo que resume todo o seu conteúdo, a qual eu tomo emprestado para intitular a mensagem de hoje: SOB AS ASAS DEUS. Boaz descreve Rute (v. 12) como alguém que buscou abrigo sob as asas de Deus. Domingo passado, citando Warren Wierbse, disse: “Rute... creu no Deus de Israel (2:12). Havia passado por provações e decepções, mas em vez de culpar a Deus, creu nele e não se envergonhou de confessar sua fé. Apesar do exemplo negativo da família desobediente do marido, Rute conheceu o verdadeiro Deus vivo, e seu desejo era ficar com o povo de Deus e habitar na terra do Senhor. A conversão de Rute é prova da graça soberana de Deus, pois os pecadores só podem ser salvos pela graça (Ef 2:8-10). Tudo dentro dela e a seu redor representava uma série de obstáculos para a fé, e, no entanto, ela creu no Deus de Israel”. Hoje acrescentaria que Rute não só creu em Deus, mas buscou Nele abrigo. Assim, as palavras de Jesus se cumpriram em Rute: Vinde a mim todos os que cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Este é o Deus a quem servimos, um Deus que sempre está pronto a nos amparar, dispensar cuidados. Quando olhamos a história de Rute aprendemos que:
1. SOB AS ASAS DE DEUS DESFRUTAMOS DE DIREÇÃOPor trás de ações fortuitas, Deus nos direciona, ou seja, aquilo que para nós é meramente “sorte”, “acaso”, “destino” na verdade é Deus dirigindo nossas vidas segundo o Seu propósito. O capítulo 2 começa introduzindo um novo personagem à história: Boaz. Ele era “uma ‘pessoa poderosa’ - alguém cuja riqueza e alta reputação em Belém lhe deram forte influência entre seus pares” (cf. Hubbard Jr) e também parente de Elimeleque. A Bíblia nos diz que Rute, por casualidade, entrou na parte do campo que pertencia a Boaz. Na minha versão  lemos: “por coincidêndia”. Um estudioso bíblico declara sobre este versículo: “Temos aqui uma reafirmação da fé do autor na graciosa providência de Deus. O escritor sabe, como também os leitores, que não foi uma "sorte" ou "casualidade" acidental. O que para Rute foi uma mera coincidência em um conjunto de circunstâncias não planejadas, entendemos (como Noemi entendeu mais tarde naquele dia; 2:20) que foi parte da obra do cuidado gracioso de Deus”. Quando buscamos a Deus e nEle nos abrigamos podemos ter a certeza que Ele nos dirige os passos.  “A vida parece (como deve ter sentido Noemi em suas amargas experiências) um emaranhado de fios desconexos. Mas a fé na graciosa providência divina traz consigo a certeza de que aqueles fios emaranhados são apenas o avesso de uma tapeçaria, cujo lado direito apresenta uma mensagem de esperança e graça”.
2. SOB AS ASAS DE DEUS DESFRUTAMOS DE PROTEÇÃO – A Palavra de Deus nos ensina que Deus habita com o contrito e o humilde de espírito. No versículo 2 vemos a iniciativa de Rute em cuidar de sua sogra. Observe que Noemi não manda Rute sair e trabalhar. Ela mesma diz: “Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele em cujos olhos eu achar graça.” Rute se comprometeu com Noemi com uma dedicação incrível e ela toma a iniciativa de trabalhar e sustentá-la. É possível também r, ver a humildade de Rute. Ela sabe como tomar a iniciativa sem ser presunçosa. No versículo 7, segundo o relato dos servos de Boaz, Ela disse: “Deixa-me colher espigas, e ajuntá-las entre as gavelas após os segadores”. Ela não demanda uma parte da colheita. Ela não pressupõe o direito de recolher mesmo. Tudo o que ela quer é recolher as sobras depois que os ceifeiros terminarem e ela pede permissão até para fazer isso. John Piper afirma que Rute “é como uma outra mulher estrangeira que veio para Jesus e disse: “Senhor, até os cachorrinhos comem as migalhas debaixo da mesa dos seus senhores”, à qual Jesus respondeu, exaltando sua fé. Rute sabe tomar a iniciativa, mas ela não é agressiva ou arrogante, mas mansa e humilde”. Por esta postura humilde Deus dispensa do seu cuidado e proteção. É interessante observar que Boaz veio supervisionar o trabalho dos segadores no momento em que Rute estava ali. E, ao tomar conhecimento de de quem era ela, agiu com misericórdia:
vv. 8, 9 - “Então, disse Boaz a Rute: Ouve, filha minha, não vás colher em outro campo, nem tampouco passes daqui; porém aqui ficarás com as minhas servas. Estarás atenta ao campo que segarem e irás após elas. Não dei ordem aos servos, que te não toquem? Quando tiveres sede, vai às vasilhas e bebe do que os servos tiraram”
vv. 14,15 – “À hora de comer, Boaz lhe disse: Achega-te para aqui, e come do pão, e molha no vinho o teu bocado. Ela se assentou ao lado dos segadores, e ele lhe deu grãos tostados de cereais; ela comeu e se fartou, e ainda lhe sobejou.  Levantando-se ela para rebuscar, Boaz deu ordem aos seus servos, dizendo: Até entre as gavelas deixai-a colher e não a censureis”.
Deus usou Boaz para dispensar sua proteção sob Rute. John Piper afirma: “Por que Deus deveria mostrar misericórdia para com Rute? Porque ela buscou refúgio sob as suas asas. Ela contou com a proteção divina. Ela fixou seu coração em Deus para sua esperança e alegria. E quando uma pessoa faz isso, a honra de Deus está em jogo e Ele será misericordioso. Se você invocar o valor de Deus como a fonte de sua esperança em vez de invocar o seu próprio valor como fonte de esperança, então o firme compromisso de Deus para com o seu próprio valor irá englobar todo o coração d’Ele para sua proteção e alegria”.
3. SOB AS ASAS DE DEUS D ESFRUTAMOS DE RENOVAÇÃO
 O capítulo 1 termina com a declaração de Noemi: Ditosa eu parti, porém o SENHOR me fez voltar pobre; por que, pois, me chamareis Noemi, visto que o SENHOR se manifestou contra mim e o Todo-Poderoso me tem afligido?”. É interessante observar que, muitas vezes, nós focamos tanto nossos problemas e angústias que não percebemos o agir de Deus na nossa história. Assim foi com Noemi. Tão angustiada com suas dificuldades e tão amargurada da vida que não percebe que Deus pôs fim a fome em Belém e a dispôs a voltar; também Lhe deu uma “filha” para acompanha-la e preservou um parente de seu marido, para dar resgatar Rute e dar continuidade à família de Noemi. O retorno de Rute, ao final de um dia de trabalho, trazendo surpreendentemente uma quantidade significativa de cereal e também o que sobrou da refeição oferecida por Boaz a Rute, fez com que Noemi percebesse o agir de Deus em sua própria vida. Wierbse afirma que “este foi o primeiro evento feliz para encantar Noemi desde o cap. 1”.  Descobriu-se, então, um regatador, alguém que poderia dar continuidade à sua família. John Piper: “Rute trabalha até a tarde. E ela volta para Noemi e dá-lhe as sobras do almoço e todo o grão (v. 17-19). Ela diz o que aconteceu com Boaz, e a teologia de Noemi sobre soberania de Deus, no versículo 20, lhe serve bem. Ela diz, “Bendito seja ele do SENHOR, que ainda não tem deixado a sua beneficência nem para com os vivos nem para com os mortos.”
"Eu acho que a bondade que ela se refere é a bondade do Senhor. Deus tinha começado a mostrar bondade para com os vivos e mortos. Foi o Senhor que parou a fome. Foi o Senhor que vinculou Rute a Noemi em amor. Foi o Senhor que preservou Boaz para Rute. A luz do amor de Deus finalmente rompeu brilhante o suficiente para Noemi ver. O Senhor é bom. Ele é bom para todos que se refugiam debaixo das suas asas. Por isso, vamos cair em nossos rostos, curvar-nos diante do Senhor, confessar a nossa indignidade, buscar refugio sob as suas asas, e nos maravilhar com sua graça”, afirmou John Piper.
Segurança, refrigério, quietude, auxílio, descanso, esperança: estas são as palavras associadas com as "asas" de Deus. Jamais devemos esquecer que em todas as amargas experiências que os filhos Deus enfrentam Deus tem traçando algo para a sua glória. E se nós acreditarmos nisso e lembrarmos-nos disso veremos o revelar da graça em nossas vidas.

2 comentários:

Unknown disse...

GOSTEI DA REFLEXÃO, SÓ SOB AS ASAS DO DEUS ETERNO TEMOS SEGURANÇA. DEUS OS ABENÇOE SEMPRE NO MINISTÉRIO DA PALAVRA.

Anônimo disse...

Gostei da Reflexão sob as asas de Deus. Estamos protegidos como patinhos embaixo da sua mãe pata.
Que o nosso Deus continua abençoando suas vidas com todo amor e aprendizado.