domingo, dezembro 21, 2014

QUE DAREMOS A JESUS?

Em Mateus 2.11 lemos: “Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra”. Aqui está, pelo que se sabe, a origem de se dar presentes no Natal. Os magos levam a Jesus ouro, incenso e mirra. Com o desenvolvimento do capitalismo, que transforma tudo em bem de consumo, abusamos de comprar presentes. Para muitos o sentido do natal se esgota nisso: pacotes, cartões, surpresas e presentes, muitos presentes! O que eu vou dar para as crianças este ano? E para o meu pai, o que vai ser? E os sobrinhos todos? Você já deve ter experimentado a angústia que é escolher um presente para alguém. Contudo, é natal, Jesus nasceu! È tempo de festa, alegria e comemoração! É tempo de celebrar o aniversário do Salvador. Qual o presente que você dará a Jesus? Mas o que se pode dar a um Rei? Ele já tem tudo. Tornar-se difícil oferecer-Lhe algum presente. Creio que os magos podem nos dar uma boa dica. Primeiro: Dê ouro a Jesus, neste tempo que comemoramos a Sua visita ao nosso mundo. Ouro? Sim! Dê a Jesus aquilo que tem mais valor para você que qualquer outra coisa. Dê a Ele o seu maior tesouro. O seu melhor bem. Entregue-Lhe a sua vida! É isso mesmo! A sua VIDA. Assim como é. Tome todas as suas virtudes e ofereça-as a Jesus. Mas, ajunte também, todos os seus defeitos e leve-os ao Senhor. Vá a Ele com seus pecados. Com tudo o que você é, e diga-lhe: “Senhor, aqui está o meu tesouro: eu mesmo. É tudo o que eu posso ofertar-Te”. Ofereça sua vida a Jesus, hoje. Ela vale ouro.
A Palavra de Deus apresenta-nos o incenso como símbolo da oração. E aqui está um segundo presente que podemos ofertar a Jesus: uma vida de oração. Orar, como você sabe é conversar com o Senhor. Saiba que o Rei dos reis fica alegre quando você e eu conversamos com Ele! Que bênção é poder falar com Deus, uma vez que Ele poderia nem querer ouvir seres tão pequenos quanto nós! Uma pergunta: como vai sua vida de oração? Reclamamos da falta de diálogo que há entre pais e filhos, entre marido e mulher, entre amigos e entre os diversos segmentos da sociedade. Só que nos esquecemos de que nós mesmos temos falhado muito nessa área, em relação Àquele que muito nos amou. Balbuciamos algumas palavras na hora de dormir, antes de alguma refeição, ou quando passamos algum aperto. Que tal fazer diferente este ano? Reformulemos nossa vida de oração, abrindo verdadeiro diálogo com Jesus. A oração é a chave que Ele mesmo nos deu para abrirmos as portas mais emperradas que se nos apresentam. 
Se podemos entregar a Jesus ouro (nossa vida), e incenso (vida de oração), também podemos oferecer-Lhe mirra, que é um perfume e que simboliza o bom testemunho daquele que anda na presença do Senhor e O manifesta por aonde vai. A Palavra nos ensina que “nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo” e que, por meio de nós, Deus manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento. Você já pensou em ser um vaso de perfume? Pois é isso que o Senhor quer que sejamos: vasos que manifestem o caráter de Jesus em tudo e em todo lugar. Sei de pessoas que foram interpeladas por estranhos, que lhes perguntaram: “Você é crente?”. E diante da resposta afirmativa, ouviram: “Só podia ser! Eu logo percebi!”. Que maravilha! Estavam manifestando, por sua maneira de ser, a pessoa de Jesus! Quer oferecer ao Senhor um presente que realmente irá agradá-Lo? Pois Lhe ofereça mirra: a disposição de manifestar o caráter de Jesus em todo o lugar, em todo o tempo!
É Natal, sim! Tempo de alegria, festas e folguedos. Mas tempo de presentear Aquele que nos deu o maior presente de todos: Jesus e a Vida Eterna!   



Nenhum comentário: