quarta-feira, dezembro 17, 2014

Rev. José M. da Conceição - O Primeiro Pastor Presbiteriano Brasileiro


Hoje, 17 de Dezembro, a Igreja Presbiteriana comemora o dia do pastor presbiteriano. Esta data foi escolhida por ser a ordenação do primeiro pastor presbiteriano brasileiro, o Rev. José M. da Conceição. Conceição nasceu em 1822 e em 1845 tornou-se padre, tendo estudado no seminário diocesano em Sorocaba. Pelas amizades que mantinha com estrangeiros protestantes e o gosto pela leitura da Bíblia recebeu a alcunha de “Padre Protestante”. Por causa desta fama, conforme o Rev. Alderi nos informa, “o bispo D. Manoel Joaquim Gonçalves de Andrade passou a transferi-lo com frequência de uma paróquia para outra: Piracicaba, Monte-Mór, Limeira outra vez, Taubaté, Ubatuba, Santa Bárbara e por fim Brotas, onde chegou em 1860”.
Em 1863 Conceição recebeu a visita do Rev. A. Blackford, com quem manteve uma boa amizade. Em 23/10/1864 cedeu às exortações do Evangelho e fez sua pública profissão de fé e batizou-se na Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro. 
Um dia após a organização do primeiro Presbitério, o do Rio de Janeiro, composto pelas igrejas do Rio, São Paulo e Brotas, Conceição foi ordenado pastor presbiteriano em 17/12/1865, após cumprir as exigências para tal. Observamos alguns fatos importantes na vida deste servo de Cristo:
1. Foi um homem transformado pela Palavra de Deus. “Desde os dezoito anos travou contato com a Bíblia, descobrindo conflitos entre os seus ensinos e certas práticas e doutrinas católicas. Certa vez, ao repreender o seu professor de desenho, o francês Carlos Leão Baillot, por tê-lo VISTO andar na igreja com o boné na cabeça, ouviu dele palavras que nunca esqueceu: “Menino, aprende em tua Bíblia a distinguir a alegoria da religião. O fim da Bíblia é ensinar-nos a amar a Deus sobre tudo e depois amarmo-nos uns aos outros como bons irmãos, filhos de um só Pai que está no céu. Ouves, meu menino?” Relacionou-se com protestantes e sentiu-se atraído por eles, levado pelo bom testemunho de suas vidas religiosas. Em Ipanema, visitou a família inglesa Godwin e as casas dos alemães, impressionando-se com a maneira respeitosa como guardavam o domingo e com a prática da leitura da Bíblia e de livros religiosos” (Rev. Alderi). A Bíblia nos diz que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Cristo.
2. Foi um homem usado pelas mãos de Deus. A mensagem de Deus àqueles que por Ele são transformados é: “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura”. Conceição foi um homem cônscio desta responsabilidade e quase  o ouvimos falar como Paulo: “Ai de mim se não pregar o Evangelho” (1 Co 9.16). Dois meses depois da sua ordenação, Conceição desapareceu. Deixou um bilhete dizendo que não o esperassem. Mais tarde descobre-se o que houve, em seu relatório ao Presbitério ele diz: “Aos 28/02/1866 saí de São Paulo pregando o Evangelho. Tomei a estrada do sul para Sorocaba. Visitava as casas da estrada e pregava onde havia oportunidade” (SP, Cotia, Uma, Piedade, Sorocaba  e retorna por São Roque, Cotia e SP).

Aplicação:
·      Deus usa homens/mulheres que verdadeiramente foram transformados pela Palavra
·      Deus usa homens/mulheres que se dispõe a serem usados por Deus
·      Deus usa homens/mulheres que se comprometem com Seu Reino e Igreja.

Nenhum comentário: