sexta-feira, setembro 28, 2007

EU, UM DISCÍPULO?

Todo cristão é um discípulo. Embora, nem todo discípulo seja necessariamente um cristão. A Bíblia nos ensina que há casos que o discipulado é meramente nominal. Logo após Jesus ter afirmado ser o pão da vida, alguns dos seus discípulos se escandalizaram e João relata-nos: “À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com Ele” (João 6.66). Jesus mesmo nos ensinou: “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’ Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!” (Mateus 7.21-23).

Como discípulos de Jesus, temos como alvo a maturidade da vida cristã. Nas palavras do apóstolo Pedro, devemos crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (2 Pe 3.18). D. Bonhoeffer afirmou que “o chamado ao discipulado é comprometimento com a pessoa de Jesus Cristo” e o Rev.J. Stott que “um cristão não é somente um crente justificado: é uma pessoa que foi unida com Cristo Jesus de uma maneira viva e pessoal”. O verdadeiro cristão é aquele que se relaciona diariamente com Cristo, anda no Espírito. Isto implica envolvimento, exige de nós tempo. E assim o cristão convertido terá que acertar a sua lista de prioridades. Somos desafiados a revisar nosso sistema de valores. Buscar em primeiro lugar o Reino de Deus, pensar nas coisas que são de cima, do alto. O Pr Paulo Solonca está certo ao nos advertir que “Deus está a procura de verdadeiros adoradores – homens e mulheres que estejam prontos a comprometerem-se com Sua Pessoa, Seus ensinos, Seu reino. Deus sempre condenou a falsa religiosidade do seu povo. Ele está farto de membros de igrejas, domingueiros que mais se identificam com agentes secretos da fé cristã do que discípulos comprometidos com uma causa”.

O verdadeiro cristão tem prazer na Lei do Senhor e valoriza toda e qualquer oportunidade de ouvir a Palavra de Deus, seja ela proclamada na escola dominical, no culto ou nos estudos bíblicos. Jesus nos ordena fazer novos discípulos, pois o método da evangelização divina é o homem. Mas Deus não pode fazer algo através de mim antes de fazer algo em mim.

Temos nós andado com Jesus? Podemos afirmar como Paulo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim? Há evidências de um discipulado verdadeiro em nossas vidas?

Nenhum comentário: