segunda-feira, outubro 01, 2007

EU, UM SERVO?

Encontramos em Jesus, o Servo por excelência. Ele afirmou que “o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Marcos 10.45). A nossa nova vida em Cristo requer serviço, trabalho. “Por Jesus é trabalhar! Prontamente, fielmente, trabalhar! Em servi-Lo, que prazer! E só tu ó crente, o poderás fazer!”, diz um dos nossos hinos.

Impressiona-me a vida de um casal, Áqüila e Priscila. Em sua segunda viagem missionária Paulo os encontrou em Corinto. Levou-os a Éfeso, deixando-os ali. Depois, na segunda carta de Paulo nos diz: “Todos os irmãos vos saúdam. No Senhor, muito vos saúdam Áqüila e Priscila e, bem assim, a igreja que está na casa deles” (2 Co 16.19). Depois os encontramos em Roma e Paulo, na sua carta dirigida àquela igreja, escreve: “Saudai Priscila e Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus...saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles” (Rm 16.3,5). Perceberam? Eram cristãos engajados na obra do Senhor e por onde passavam deixavam uma igreja! Precisamos de crentes assim!

Paulo nos diz: “porque de Deus somos cooperadores” (2 Co 3.9). Calvino afirmou que “algo extraordinário é dito aqui sobre o ministério, ou seja: que quando Deus resolve, por si mesmo, levar avante as coisas, Ele nos toma, seres insignificantes que somos, como seus auxiliares e nos usa como seus instrumentos”. Que privilégio tem o cristão! Foi convocado por Deus para engajar nas lides do Senhor!

Jesus contou-nos a parábola dos talentos para ensinar que os servos do Senhor devem ser fiéis, administrando pronta e eficientemente o que lhes foi confiado. S. Kistemaker comentando esta parábola declara: “O cristão que trabalha com fé colherá imensos dividendos. Ele não se preocupa consigo mesmo ou com seus próprios interesses, pois o que quer que tenha pertence ao Senhor, e o que quer que faça o faz pelo Senhor. Nenhum seguidor de Jesus pode jamais dizer que lhe faltam dons para o serviço, simplesmente por não ter a estatura de um Paulo, Lutero, Calvino ou Knox. A parábola ensina que cada um dos servos recebeu dons: “segundo a sua própria capacidade”. Jesus conhece a capacidade de cada cristão e espera receber frutos”. E você tem frutos a entregar ao Mestre ou só folhas?

Nenhum comentário: