segunda-feira, setembro 16, 2013

MULHERES QUE BUSCAM AS COISAS LÁ DO ALTO - Colossenses 3.1-4

Hoje gostaria de meditar com as irmãs as qualidades que fazem uma mulher cristã, mulheres que buscam as coisas lá do alto.
1.  Mulheres que buscam as coisas lá do alto são que foram ressuscitadas com Cristo.
Há uma profunda ligação entre este texto e o que Paulo escreveu anteriormente. Ele afirmara que aqueles irmãos haviam sido sepultados com Cristo e, pelo poder de Deus, com Ele também foram ressuscitados (2.12). Jesus sofreu, morreu e foi sepultado em lugar de pecadores, para o benefício deles. Ele levou a culpa e o castigo da Lei que eram deles. Jesus tomou sobre Si a maldição que era sobre nós, pecadores (Gl 3.13). E, quando pela graça divina, abraçamos a Cristo como nosso Salvador e Senhor, nossa antiga natureza, condenável e cheia de culpa, foi sepultada com Ele. E não somente isto, com Ele nós ressuscitamos. Tornamo-nos uma nova criação. É isto que a Bíblia chama de novo nascimento. Se nós, cristãos, verdadeiramente, experimentamos esta tão grande mudança, este novo nascimento, então, devemos nos ocupar com as coisas lá do alto. Passamos a ter novas prioridades: o reino de Deus, a vontade de Deus e a glória de Deus. É impossível se ocupar com as coisas do alto sem experimentar esta profunda mudança. É por isso que afirmamos: Mulheres que buscam as coisas lá do alto são as que foram ressuscitadas com Cristo. Você já nasceu de novo? Cristo, Seu Reino são as prioridades em seu viver?
2. Mulheres que buscam as coisas lá do alto são as que vivem e andam no Espírito.
Devemos lembrar que o verbo buscar implica em esforço perseverante. É um presente contínuo: busquem constantemente! E o que devemos buscar? As coisas que são lá do alto, ou seja, “os valores espirituais encrustados no coração do Mediador exaltado em glória” (Hendriksen), os quais são concedidos àqueles que humildemente pedem e diligentemente buscam. Esses valores são o fruto do Espírito mencionado em Gálatas: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Este fruto é produzido na vida daqueles que se colocam sob a direção do Espírito Santo.  É uma questão de deixar-se guiar pelo Espírito, que nos orienta através de Sua Palavra. Se não andamos no Espírito, se não vivemos no Espírito a fim de que estes valores estejam presentes em nosso viver nossa preocupação será qualquer coisa menos as coisas que são lá do alto. Nossos olhos estarão voltados a valores secundários e não para um viver que honre a Deus. Assim, mulheres que buscam as coisas lá do altop são as que vivem e andam no Espírito.
3. Mulheres que buscam as coisas do alto são as que querem ser sal da terra e luz do mundo.
É possível pensar que a vida cristã seja algo alienante. Erroneamente alguém pode conjecturar que buscar as coisas do alto nos faz indiferentes a realidade terrena. Buscar as coisas do alto é estar ajuntando tesouros inestimáveis, sem negligenciar nossas responsabilidades no aqui e agora. Lembre-se que Jesus afirmou que o maior mandamento é amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo. Devemos evidenciar o amor de Deus através de boas obras. Como cristãos somos sal da terra e luz do mundo, chamados para fazer diferença. O nosso cristianismo deve ser prático, não teórico. Não, a Bíblia não nos ensina a salvação pelas obras meritórias. Somos exclusivamente salvos pela graça de Deus. Mas as obras são o resultado prático da transformação que Deus opera no cristão. Paulo escreveu: “Porque pela graça sois salvos,mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dEle, criados em Cristo Jesus para  boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Ef. 2.8-10).  Mulheres que buscam as coisas do alto são as que querem fazer diferença, querem ser sal da terra e luz do mundo.
Que as mulheres de nossa SAF sejam mulheres que buscam as coisas do alto e vivam para a glória de Deus. 

# Mensagem pregada no encontro da SAF da IP de Bebeouro em 2011
  

Nenhum comentário: