quinta-feira, setembro 05, 2013

UMA VIDA PLENA DE SANTIDADE - 1 Tessalonicenes 4,1-8

Chegamos a uma nova seção da carta e há uma mudança abrupta de assunto. O apóstolo passa agora a dar instruções práticas para os novos crentes em Cristo. Sua preocupação é insistir aos tessalonicenses que vivam de maneira a agradar a Deus. Andem em dignidade, andem de modo a agradar a Deus, se aperfeiçoem nisso! Esta é a exortação de Paulo à igreja. Não nos esqueçamos irmãos que o Evangelho não é algo para ser ouvido, mas para ser visto. Contudo, lamentavelmente, o Rev. J. Stott está certo quando diz que “somos mais conhecidos como pessoas que pregam o Evangelho do que pessoas que o vivem”. Viver de maneira a agradar a Deus é “um conceito radical. Ele atinge as raízes do nosso discipulado e desafia a realidade da nossa profissão de fé. Como podemos afirmar que conhecer e amar a Deus se não procuramos agradá-lo?” (Stott).
Alguns dos tessalonicenses estavam compreendendo de modo erroneo o ensino acerca da 2ª vinda de Cristo, afetando a ética cristã. Estavam deixando de trabalhar, aguardando a volta de Jesus. Assim o objetivo de Paulo é fazê-los ter uma compreensão saudável da vida, de modo que ao meditar nos eventos futuros não se esquecessem dos deveres presentes. Nestes primeiros oito versículos do capítulo 4 o desejo de Paulo é que eles se aperfeiçoassem mais e mais em santidade, em consagração a Deus, daí exorta-os a experimentarem uma vida plena de santidade.
Wiersbe bem observou que “nessa passagem, Paulo lida com o casamento e a família. Esses novos cristão corriam o risco de ter imoralidade em sua vida, porque, nessas cidades pagãs, o voto matrimonial não prescrevia nada em relação à pureza. O clima geral nessas cidades-estado (antes da chegada do Evangelho) era de lascívia e egoísmo, embora, sem dúvida, em muitas famílias pagã prevalecesse o amor e a pureza. Paulo inicia pela responsabilidade que todo cristão tem de edificar uma família cristã que glorifique a Deus. Assim exorta-os a pureza sexual”.  Ele deixa claro que a vontade de Deus revelada aqui é que nós, os cristãos, pratiquemos a santificação, abstendo-nos dos    pecados sexuais. Aos coríntios o apóstolo declara: “Fugi da imoralidade” (1 Co 6.18). Assim aprendemos que:
1. Uma vida plena de santidade é a vontade de Deus para a nossa vida. Isto é claramente percebido no versículo 7.  Em Cristo somos declarados santos, mas devemos crescer em santificação. A impureza sexual impede o nosso crescimento em santificação.
2. Uma vida plena de santidade é possível para o cristão. Como posso alcançar esta vida plena de santidade? Paulo nos dá orientações preciosas:
·         “Cada um de vós saiba manter o próprio corpo” - A palavra corpo que aparece no versículo 4 pode se referir tanto ao corpo do crente ou da esposa. Em ambos os casos, o corpo foi comprado com o sangue de Cristo e santificado pelo Espírito ( 1 Coríntios 6.9-11). Assim, como declara o Rev. Arival: “Controle o seu corpo em vez de ser controlado por ele. Não permita que seus impulsos sexuais mandem em você … o sexo não é apenas uma necessidade fisiológica, mas tem implicações espirituais”.
·         Aprofunde o seu conhecimento em Deus.
·         Lembre-se que o Espírito Santo nos capacita a obedecer ao mandamento de Deus.  Paulo declara-nos que “Deus vos dá o seu Espírito Santo” (versículo 8). E esta dádiva é quem nos ajuda a fugir da imoralidade e vencer as tentações sexuais.

Portanto irmãos, glorificai a Deus em vosso corpo, vivam uma vida plena de santidade!


Nenhum comentário: