quinta-feira, setembro 26, 2013

VIDA EM COMUNIDADE - 1 Tessalonicenses 5.12-28

Chegamos na última mensagem da 1ª carta aos tessalonicenses. Paulo nos dá lições preciosas para a vida cristã nesta epístola. A apresenta-nos as marcas de uma igreja modelo e de um ministério ideal.  Demonstra provas que indicam a genuinidade da nossa fé, exorta-nos uma vida de plenitude e atitudes que o cristão deve ter enquanto aguarda a volta de Cristo. Nesta perícope final o apóstolo trata da vida em comunidade. A Igreja é descrita por Paulo como uma família, a família de Deus. Irmãos que nasceram do alto, de cima e agora vivem juntos, tendo o mesmo Pai e o mesmo Espírito. Aos irmãos de Éfeso Paulo declara que deveriam se esforçar diligentemente para preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. Somos membros uns dos outros, fazemos parte da mesma família e devemos nos empenhar para manter um relacionamento saudável entre nós, que produza a glória de Deus e o crescimento do corpo de Cristo. O Rev. Arival nos diz que Tessalônica “era uma igreja que progredia espiritualmente em todos os sentidos. E o segredo para a manutenção daquele progresso era investir nos relacionamentos”. Assim sobre a vida em comunidade Paulo nos diz  coisas muito importantes. E aqui me valho das divisões que W. Wiersbe sugere: Sejam respeitosos com seus líderes; sejam cuidadosos uns com os outros e sejam agradecidos.
1. Sejam respeitosos com seus líderes. É interessante observar os líderes que são dignos de respeito são os que trabalham entre vós, presidem no Senhor e vos aconselham. “Precisamos urgentemente de líderes que amem e trabalhem em benefício do rebanho. Pastores de almas, vocacionados, que encaram o ministério como um sacerdócio sagrado. Os pastores e líderes devem olhar para as ovelhas de Jesus, como os vasos sagrados do Senhor, que precisam ser cuidados”.  Por outro lado, as ovelhas devem respeitar, honrar seus líderes. E a melhor maneira de honra aqueles que nos presidem é submetendo-se à autoridade espiritual que lhes foi dada por Deus e por causa do trabalho que realizam. Paulo ainda acrescenta: Tende paz entre vós. Como cristãos devemos nos empenhar por eliminar conflitos que há entre nós. Lembre-se que a paz é fruto do Espírito e quando há paz entre os irmãos, Deus ordena a Sua bênção. 2. Sejam cuidadosos uns com os outros. Há uma necessidade de haver na igreja uma parceria, com a liderança e com cada um fazendo a sua parte. O apóstolo Pedro nos diz: 1 Pe 4.7-11.  Aqui o apóstolo afirma que cada crente tem de administrar o seu dom espiritual para o bem dos outros e para a glória de Deus. Há cristãos que precisam de ajuda especial. São eles: os indisciplinados, os desanimados e  os fracos na conduta moral e/ou na conduta espiritual. É interessante notar que a responsabilidade de admoestar, consolar e amparar é de toda a igreja. Hb 10.24, 25. Isto exige de cada um a produção do fruto do Espírito, pois nos é necessário longanimidade e muita paciência uns com os outros. Olhe o que Paulo nos diz: v. 15. Somos chamados para ser bênção na vida uns dos outros e nosso papel não é nos vingarmos quando somos feridos. A vingança pertence a Deus. 3. Sejam zelosos com a vida espiritual.  É necessário não negligenciar a nossa vida com Deus. As vezes nos envolvemos com um ativismo na igreja a ponto de nos esquecermos da vida espiritual. Jamais nos esqueçamos que a nossa prioridade é a nossa vida de comunhão com Deus. A intimidade do Senhor é para os que O temem e O buscam! Paulo apresenta-nos atitudes que devemos ter em nosso relacionamento com Deus: Alegrai-vos sempre; Orai sem cessar; Sede gratos por todas as coisas; Não desprezeis as profecias; Não apagueis o Espírito; Evitai tudo o que é mau. A vida na igreja deve ser marcada pelo respeito aos líderes, pelo cuidado fraternal e, acima de tudo, pelo zelo de uma vida com Deus! 

Nenhum comentário: