quinta-feira, setembro 26, 2013

VIDA EM COMUNIDADE - 1 Tessalonicenses 5.12-28

Chegamos na última mensagem da 1ª carta aos tessalonicenses. Paulo nos dá lições preciosas para a vida cristã nesta epístola. A apresenta-nos as marcas de uma igreja modelo e de um ministério ideal.  Demonstra provas que indicam a genuinidade da nossa fé, exorta-nos uma vida de plenitude e atitudes que o cristão deve ter enquanto aguarda a volta de Cristo. Nesta perícope final o apóstolo trata da vida em comunidade. A Igreja é descrita por Paulo como uma família, a família de Deus. Irmãos que nasceram do alto, de cima e agora vivem juntos, tendo o mesmo Pai e o mesmo Espírito. Aos irmãos de Éfeso Paulo declara que deveriam se esforçar diligentemente para preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. Somos membros uns dos outros, fazemos parte da mesma família e devemos nos empenhar para manter um relacionamento saudável entre nós, que produza a glória de Deus e o crescimento do corpo de Cristo. O Rev. Arival nos diz que Tessalônica “era uma igreja que progredia espiritualmente em todos os sentidos. E o segredo para a manutenção daquele progresso era investir nos relacionamentos”. Assim sobre a vida em comunidade Paulo nos diz  coisas muito importantes. E aqui me valho das divisões que W. Wiersbe sugere: Sejam respeitosos com seus líderes; sejam cuidadosos uns com os outros e sejam agradecidos.
1. Sejam respeitosos com seus líderes. É interessante observar os líderes que são dignos de respeito são os que trabalham entre vós, presidem no Senhor e vos aconselham. “Precisamos urgentemente de líderes que amem e trabalhem em benefício do rebanho. Pastores de almas, vocacionados, que encaram o ministério como um sacerdócio sagrado. Os pastores e líderes devem olhar para as ovelhas de Jesus, como os vasos sagrados do Senhor, que precisam ser cuidados”.  Por outro lado, as ovelhas devem respeitar, honrar seus líderes. E a melhor maneira de honra aqueles que nos presidem é submetendo-se à autoridade espiritual que lhes foi dada por Deus e por causa do trabalho que realizam. Paulo ainda acrescenta: Tende paz entre vós. Como cristãos devemos nos empenhar por eliminar conflitos que há entre nós. Lembre-se que a paz é fruto do Espírito e quando há paz entre os irmãos, Deus ordena a Sua bênção. 2. Sejam cuidadosos uns com os outros. Há uma necessidade de haver na igreja uma parceria, com a liderança e com cada um fazendo a sua parte. O apóstolo Pedro nos diz: 1 Pe 4.7-11.  Aqui o apóstolo afirma que cada crente tem de administrar o seu dom espiritual para o bem dos outros e para a glória de Deus. Há cristãos que precisam de ajuda especial. São eles: os indisciplinados, os desanimados e  os fracos na conduta moral e/ou na conduta espiritual. É interessante notar que a responsabilidade de admoestar, consolar e amparar é de toda a igreja. Hb 10.24, 25. Isto exige de cada um a produção do fruto do Espírito, pois nos é necessário longanimidade e muita paciência uns com os outros. Olhe o que Paulo nos diz: v. 15. Somos chamados para ser bênção na vida uns dos outros e nosso papel não é nos vingarmos quando somos feridos. A vingança pertence a Deus. 3. Sejam zelosos com a vida espiritual.  É necessário não negligenciar a nossa vida com Deus. As vezes nos envolvemos com um ativismo na igreja a ponto de nos esquecermos da vida espiritual. Jamais nos esqueçamos que a nossa prioridade é a nossa vida de comunhão com Deus. A intimidade do Senhor é para os que O temem e O buscam! Paulo apresenta-nos atitudes que devemos ter em nosso relacionamento com Deus: Alegrai-vos sempre; Orai sem cessar; Sede gratos por todas as coisas; Não desprezeis as profecias; Não apagueis o Espírito; Evitai tudo o que é mau. A vida na igreja deve ser marcada pelo respeito aos líderes, pelo cuidado fraternal e, acima de tudo, pelo zelo de uma vida com Deus! 

segunda-feira, setembro 16, 2013

MULHERES QUE BUSCAM AS COISAS LÁ DO ALTO - Colossenses 3.1-4

Hoje gostaria de meditar com as irmãs as qualidades que fazem uma mulher cristã, mulheres que buscam as coisas lá do alto.
1.  Mulheres que buscam as coisas lá do alto são que foram ressuscitadas com Cristo.
Há uma profunda ligação entre este texto e o que Paulo escreveu anteriormente. Ele afirmara que aqueles irmãos haviam sido sepultados com Cristo e, pelo poder de Deus, com Ele também foram ressuscitados (2.12). Jesus sofreu, morreu e foi sepultado em lugar de pecadores, para o benefício deles. Ele levou a culpa e o castigo da Lei que eram deles. Jesus tomou sobre Si a maldição que era sobre nós, pecadores (Gl 3.13). E, quando pela graça divina, abraçamos a Cristo como nosso Salvador e Senhor, nossa antiga natureza, condenável e cheia de culpa, foi sepultada com Ele. E não somente isto, com Ele nós ressuscitamos. Tornamo-nos uma nova criação. É isto que a Bíblia chama de novo nascimento. Se nós, cristãos, verdadeiramente, experimentamos esta tão grande mudança, este novo nascimento, então, devemos nos ocupar com as coisas lá do alto. Passamos a ter novas prioridades: o reino de Deus, a vontade de Deus e a glória de Deus. É impossível se ocupar com as coisas do alto sem experimentar esta profunda mudança. É por isso que afirmamos: Mulheres que buscam as coisas lá do alto são as que foram ressuscitadas com Cristo. Você já nasceu de novo? Cristo, Seu Reino são as prioridades em seu viver?
2. Mulheres que buscam as coisas lá do alto são as que vivem e andam no Espírito.
Devemos lembrar que o verbo buscar implica em esforço perseverante. É um presente contínuo: busquem constantemente! E o que devemos buscar? As coisas que são lá do alto, ou seja, “os valores espirituais encrustados no coração do Mediador exaltado em glória” (Hendriksen), os quais são concedidos àqueles que humildemente pedem e diligentemente buscam. Esses valores são o fruto do Espírito mencionado em Gálatas: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Este fruto é produzido na vida daqueles que se colocam sob a direção do Espírito Santo.  É uma questão de deixar-se guiar pelo Espírito, que nos orienta através de Sua Palavra. Se não andamos no Espírito, se não vivemos no Espírito a fim de que estes valores estejam presentes em nosso viver nossa preocupação será qualquer coisa menos as coisas que são lá do alto. Nossos olhos estarão voltados a valores secundários e não para um viver que honre a Deus. Assim, mulheres que buscam as coisas lá do altop são as que vivem e andam no Espírito.
3. Mulheres que buscam as coisas do alto são as que querem ser sal da terra e luz do mundo.
É possível pensar que a vida cristã seja algo alienante. Erroneamente alguém pode conjecturar que buscar as coisas do alto nos faz indiferentes a realidade terrena. Buscar as coisas do alto é estar ajuntando tesouros inestimáveis, sem negligenciar nossas responsabilidades no aqui e agora. Lembre-se que Jesus afirmou que o maior mandamento é amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo. Devemos evidenciar o amor de Deus através de boas obras. Como cristãos somos sal da terra e luz do mundo, chamados para fazer diferença. O nosso cristianismo deve ser prático, não teórico. Não, a Bíblia não nos ensina a salvação pelas obras meritórias. Somos exclusivamente salvos pela graça de Deus. Mas as obras são o resultado prático da transformação que Deus opera no cristão. Paulo escreveu: “Porque pela graça sois salvos,mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dEle, criados em Cristo Jesus para  boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Ef. 2.8-10).  Mulheres que buscam as coisas do alto são as que querem fazer diferença, querem ser sal da terra e luz do mundo.
Que as mulheres de nossa SAF sejam mulheres que buscam as coisas do alto e vivam para a glória de Deus. 

# Mensagem pregada no encontro da SAF da IP de Bebeouro em 2011
  

segunda-feira, setembro 09, 2013

UMA VIDA PLENA - 1 Tessalonicenses 4.9-18

Irmãos, na semana passada, iniciamos o quarto capítulo desta epístola. Você se lembra do que falamos? Quero ajudá-los a relembrar. Paulo  faz aqui uma série de exortações, ou seja, instruções práticas para que aqueles irmãos, novos na fé, continuem vivendo de modo a agradar a Deus. Portanto, o apóstolo não apresenta nada novo, apenas repete as instruções que deu pessoalmente quando esteve com eles. Era necessário inculcar a Palavra de Deus para que eles se tornassem irrepreensíveis. Vivam de modo a honrar a Deus, aperfeiçoai-vos nisso! Esse é o desejo de Paulo. Que eles tenham uma vida cristã abundante, transbordante, isto é, uma vida plena. A primeira característica desta vida é a santificação. Ele os exorta à uma vida plena de santidade, pois esta é a vontade de Deus. Contudo, há outros aspectos que ele aborda acerca de uma vida plena. E é sobre essas outras características quero falar-lhes nesta noite,
1. Uma vida plena de amor. Embora, deixa claro que o amor fraternal na igreja de Tessalônica era algo que eles aprenderam e estavam praticando, desejava que eles crescessem mais e mais. Francis Schaeffer, um pastor proeminente do século XX, escreveu um livro intitulado O Sinal do Cristão.  Nele procura evidenciar que a marca, o distintivo cristão é o amor fraternal. 1 Pedro 1.22: Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente; 1 João 3.14: Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte. Esse é o ensino da Palavra de Deus a todo verdadeiro cristão! Não podemos esquecer que amor no conceito bíblico não é sentimento e, sim, atitude.  Paulo diz que Deus os instruiu acerca do amor fraternal. Esta instrução aqui declarada não é teórica, mas relacional. “É na comunhão com o SENHOR que aprendemos amar”, afirma o Rev. Arival. Você ama a seu irmão? De que maneira você tem evidenciado este amor? Quais as atitudes que apontam que você verdadeiramente o ama? Amar não é fácil, porém, devemos amar aos outros como Deus nos amou e somos capazes amar assim pois o amor de Deus foi derramado em nós.
2. Uma vida plena de dignidade. Em relação aos não-cristãos Paulo os ensina a andar em dignidade, isto é, vidas que tragam crédito ao Evangelho. Essa vida plena de dignidade compreende  três aspectos. O primeiro é “procurando viver em paz”. A ideia é de viver calmamente, tranquilamente. É possível que alguns da igreja, excitados com a doutrina da 2ª vinda de Cristo trouxessem confusão escatológica para a igreja. Depois, exorta-os: “tratando dos vossos assuntos”. Claramente está dizendo que o cristão não deve ser fofoqueiro. Crente que não tem o que fazer e que se intromete na vida alheia. Ainda bem que isto não acontece em nossos dias, não é mesmo irmãos? Por último, havia entre eles aqueles que deixaram de trabalhar, por entenderem mal  a promessa da volta de Jesus e, com isso, tornaram-se parasitas, vivendo as custas de outros. Daí a exortação de Paulo: Trabalhem com as próprias mãos como vos ordenamos! Você tem vivido de modo digno? O seu procedimento entre os não-cristãos tem trazido crédito ao Evangelho de Cristo?
3. Uma vida plena de esperança. Paulo declara no v. 13: Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para que não vos entristecerdes como os demais que não têm esperança. Com isso ele deixa claro que o povo de Deus é a comunidade da esperança. Em contraste com os incrédulos, os cristãos têm esperança. Não nos esqueçamos que no período em que esta carta foi escrita a ideia predominante era que ao morrer só a alma era imortal, o corpo se acabava. A filosofia na verdade afirmava que o corpo era a prisão da alma, e esta só se libertava através da morte. “Aparte do cristianismo não existia base sólida alguma de esperança em relação com a situação do homem depois da morte” (Hendriksen). O cristianismo afirma que a salvação é para o homem todo, corpo e alma. Contudo, alguns de Tessalônica pensavam que não havia salvação para os que morreram antes da vinda de Cristo. Por isso a exortação: não sejais ignorantes  quanto aos que dormem. A ignorância das verdades de Deus leva o cristão a experimentar angústias e medos, sendo facilmente influenciado. Assim Paulo os lembra que (1) Deus ressuscitará os que morreram (14), (2) os vivos serão transformados e, (3) todos estaremos para sempre com o Senhor. Esta certeza nos enche de coragem, ânimo e esperança. Não devemos nos preocupar, pois em Cristo somos mais que vencedores!
Como cristã os somos exortados a um viver abundante, a uma vida de plenitude. Paulo declara: tenham uma vida plena! Devemos ter uma vida plena de amor, amando uns aos outros como Deus nos amou. Devemos ter uma vida plena de dignidade a fim de que o Evangelho seja crido por causa do nosso testemunho. E, por último, devemos ter uma vida plena de esperança, firmes nas promessas do nosso Mestre e, assim, não sejamos levados por toda sorte de doutrina!

quinta-feira, setembro 05, 2013

UMA VIDA PLENA DE SANTIDADE - 1 Tessalonicenes 4,1-8

Chegamos a uma nova seção da carta e há uma mudança abrupta de assunto. O apóstolo passa agora a dar instruções práticas para os novos crentes em Cristo. Sua preocupação é insistir aos tessalonicenses que vivam de maneira a agradar a Deus. Andem em dignidade, andem de modo a agradar a Deus, se aperfeiçoem nisso! Esta é a exortação de Paulo à igreja. Não nos esqueçamos irmãos que o Evangelho não é algo para ser ouvido, mas para ser visto. Contudo, lamentavelmente, o Rev. J. Stott está certo quando diz que “somos mais conhecidos como pessoas que pregam o Evangelho do que pessoas que o vivem”. Viver de maneira a agradar a Deus é “um conceito radical. Ele atinge as raízes do nosso discipulado e desafia a realidade da nossa profissão de fé. Como podemos afirmar que conhecer e amar a Deus se não procuramos agradá-lo?” (Stott).
Alguns dos tessalonicenses estavam compreendendo de modo erroneo o ensino acerca da 2ª vinda de Cristo, afetando a ética cristã. Estavam deixando de trabalhar, aguardando a volta de Jesus. Assim o objetivo de Paulo é fazê-los ter uma compreensão saudável da vida, de modo que ao meditar nos eventos futuros não se esquecessem dos deveres presentes. Nestes primeiros oito versículos do capítulo 4 o desejo de Paulo é que eles se aperfeiçoassem mais e mais em santidade, em consagração a Deus, daí exorta-os a experimentarem uma vida plena de santidade.
Wiersbe bem observou que “nessa passagem, Paulo lida com o casamento e a família. Esses novos cristão corriam o risco de ter imoralidade em sua vida, porque, nessas cidades pagãs, o voto matrimonial não prescrevia nada em relação à pureza. O clima geral nessas cidades-estado (antes da chegada do Evangelho) era de lascívia e egoísmo, embora, sem dúvida, em muitas famílias pagã prevalecesse o amor e a pureza. Paulo inicia pela responsabilidade que todo cristão tem de edificar uma família cristã que glorifique a Deus. Assim exorta-os a pureza sexual”.  Ele deixa claro que a vontade de Deus revelada aqui é que nós, os cristãos, pratiquemos a santificação, abstendo-nos dos    pecados sexuais. Aos coríntios o apóstolo declara: “Fugi da imoralidade” (1 Co 6.18). Assim aprendemos que:
1. Uma vida plena de santidade é a vontade de Deus para a nossa vida. Isto é claramente percebido no versículo 7.  Em Cristo somos declarados santos, mas devemos crescer em santificação. A impureza sexual impede o nosso crescimento em santificação.
2. Uma vida plena de santidade é possível para o cristão. Como posso alcançar esta vida plena de santidade? Paulo nos dá orientações preciosas:
·         “Cada um de vós saiba manter o próprio corpo” - A palavra corpo que aparece no versículo 4 pode se referir tanto ao corpo do crente ou da esposa. Em ambos os casos, o corpo foi comprado com o sangue de Cristo e santificado pelo Espírito ( 1 Coríntios 6.9-11). Assim, como declara o Rev. Arival: “Controle o seu corpo em vez de ser controlado por ele. Não permita que seus impulsos sexuais mandem em você … o sexo não é apenas uma necessidade fisiológica, mas tem implicações espirituais”.
·         Aprofunde o seu conhecimento em Deus.
·         Lembre-se que o Espírito Santo nos capacita a obedecer ao mandamento de Deus.  Paulo declara-nos que “Deus vos dá o seu Espírito Santo” (versículo 8). E esta dádiva é quem nos ajuda a fugir da imoralidade e vencer as tentações sexuais.

Portanto irmãos, glorificai a Deus em vosso corpo, vivam uma vida plena de santidade!