quarta-feira, dezembro 31, 2014

REABERTO: SOB NOVA DIREÇÃO - REV. PAULO BRONZELI


“Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim”
Gálatas 2.20.
Sim, após o fechado para balanço, à luz da Palavra de Deus há dois caminhos, apenas dois: Aceitar o Senhorio de Cristo e viver sob a direção dEle, ou rejeitar o Senhorio de Cristo e viver tentando se equilibrar sob a direção de dois senhores. Qual a direção que o ‘fechado para balanço’ confirmou para a sua vida?
 REABERTO, SOB NOVA DIREÇÃO é uma forma de compreendermos que o velho homem morreu e que o novo homem nasceu. O apóstolo Paulo, em Romanos 5.12-21 contrasta o primeiro homem, Adão, e Cristo, o segundo Adão; através do primeiro homem entrou o pecado e a morte que passou para todos os homens e, no segundo homem, Cristo, ’veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida” 5.18b. Aos Efésios (e a nós também) o apóstolo ensina que Jesus Cristo fez, tanto do judeu quanto do gentio, um novo homem, fazendo a paz. (2.15) E, mais ainda, na condição de novo homem, temos acesso ao Pai em um Espirito, (18), pertencemos à famÍlia de Deus (19) e somos edificados sobre o fundamento que é Cristo Jesus (20). Aos Colossenses Paulo declara que a natureza terrena deve morrer:  ‘prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza que e idolatria(3.5) e que o despojamento deve acontecer (ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar) e que o revestimento do novo homem deve acontecer (3.10). A linguagem figurativa de alguém que tira as roupas velhas e veste roupas novas. Paulo insiste sobre o revestir-se. Romanos 13.14 ‘mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências’. Efésios 4.24 ‘e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade’ e Colossenses 3.12 ‘revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade’.
O balanço feito certamente produz resultados. Confirma a direção que se está seguindo. Propõe alteração de direção, novo rumo. “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”.  SOB NOVA DIREÇÃO implica em mudanças. A mente é transformada. Mente transformada, transforma o corpo. A vitrine é rearranjada. O corpo do cristão é templo do Espirito Santo. Romanos 12.1-2 ‘Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. A língua é transformada. Efésios 4.25-32. ‘Por isso, deixando a mentira, fale cada a um a verdade com o seu próximo...não sai da vossa boa nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação...’ (25,29).

O ‘fechado para balanço’ realinha a vida com Deus. “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua lama e de toda a tua força”; realinha a vida com o próximo. ‘Amarás o teu próximo...’.  A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; ..’Rm 13.8-10. Realinha a vida consigo mesmo. O modelo passa a ser Cristo. ‘Assim como eu vos amei...’ Tome firma a decisão de não viver mais por si mesmo, mas por Cristo que vive em você!

                                                                                   Rev. Paulo Bronzeli - Pastor da IP de Sapopemba

2 comentários:

António Je. Batalha disse...

Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
decerto que virei aqui mais vezes.
Sou António Batalha.
Muita paz.
PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

Walter Bronzelli Czinczel disse...

Obrigado meu irmão pelas palavras de incentivo. Que Deus o use também através do seu blog!
Um grande abraço, em Cristo
Walter b. Czinczel