quinta-feira, novembro 23, 2006

SEDE IMITADORES DE DEUS

O pastor Ed René Kivitz afirmou: O Evangelho não é algo para ser ouvido é para ser visto. Assim, nós, cristãos, devemos fazer diferença na sociedade em que estamos inseridos. Daí a declaração de Jesus: Vós sois o sal da terra. Por isso “a influência dos cristãos na sociedade e sobre a sociedade depende da sua diferença e não de sua identidade”, conforme declarou J. Sott.. Contudo, observa-se que a sociedade tem reclamado da igreja uma postura que revele o seu verdadeiro compromisso com o Senhor Jesus Cristo. Muitos se ausentam do nosso meio com o argumento de que o cristianismo não tem feito diferença na vida dos cristãos. O hiato existente entre aquilo que cremos e aquilo que realmente somos tem levado a muitos a rejeitarem a mensagem de Jesus. O impacto da queda do Pr Ted Haggard foi desastroso para o cristianismo.
O Rev. Martin Lloyd Jones, um dos maiores expositores bíblicos do século XX, exorta-nos: “Viva de tal maneira que todos os que o conhecem sejam a levados a pensar em Deus porque você é filho de Deus”. Isto nos será possível se imitarmos a Deus. Daí a declaração de Paulo: Sede imitadores de Deus ou Tornai-vos imitadores de Deus (Efésios 5.1). Aqui o apóstolo nos ensina um processo de cultivo. Devemos desenvolver a nova vida, que nos foi dada mediante a graça de Deus, nos tornando imitadores de Deus. Deus nos fez Seus filhos e concede-nos o Seu Espírito e Sua Palavra para que possamos conhecê-Lo e moldar nossas vidas imitando-O. Em Efésios 5 encontramos algumas diretrizes para que isto seja verdadeiro em nosso viver.
Primeiramente somos exortados a andar em amor. “ Vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus”, afirmou o apóstolo. A nossa conduta e a nossa conversação devem ser efetuadas nos domínios do amor e na esfera do amor, pois Deus é amor. Agostinho nos lembra: “Há dois amores: o do mundo e o de Deus. Se o amor do mundo fixar residência em nós, o amor de Deus não poderá entrar. Que se afaste o amor do mundo e tenha morada em nós o amor de Deus. Que o melhor tome conta do lugar. Se antes amavas o mundo não o ames mais. Quando esvaziares o coração do amor terreno, haurirás o amor divino. E nele logo começa a habitar a caridade da qual nenhum mal pode proceder”.
Andar em amor é dar-se aos outros e pelos outros, tal como Cristo fez. Jesus declarou: “o meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”. Este é um princípio inalterrável do viver segundo a vontade de Deus. Martinho Lutero costumava dizer que o problema com o homem é que ele é curvado sobre si mesmo. Eçle torceu os propósitos de Deus para a sua vida, vivendo para si mesmo. Mas a graça de Deus muda isso, e o faz mudar mais e mais, com vistas a produzir a semelhança de Cristo em nós. Assim, devemos andar em amor.
Em segundo lugar somos exortados a andar na luz. Paulo ao escrever aos efésios ensina-nos a nos espelhar em Deus. Ele afirma: Imitem-No! Sejam como Ele! Deus demonstrou o seu amor; portanto amem! Ele os tirou das trevas e os levou para a sua luz; portanto andem na luz. “Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz” (Efésios 5.8). O cristão é alguém que foi trazido para a luz. É alguém totalmente diferente do que era sem a graça de Deus. Devemos andar na luz. “As trevas pertencem ao velho homem, e a luz, de fato, relaciona-se com o homem novo” (Agostinho). Jesus declara de Si mesmo como a Luz do mundo. “Eu sou a Luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida” (Jo. 8.12). Como cristãos, somos ordenados a viver neste mundo como uma luz intensa (Mateus 5.14-16). Há um hino que diz:
Resplandeçam nossas luzes
Através do escuro mar,
Pois nas trevas do pecado
Almas podem naufragar!

Andar na luz é andar em santificação, consagração a Deus. E o método bíblico de santificação é o de compreender a verdade e depois aplicá-la. Daí a oração de Jesus: Santifica-os na Verdade; a tua palavra é a verdade. Assim, devemos andar na luz.
Por último somos exortados a andar em sabedoria. Paulo nos diz que não devemos andar mais como néscios, loucos, tolos. Mas, ensina-nos que devemos ter cuidado com a nossa vida cristã. Devemos levá-la a sério. Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios. Sabedoria consiste no poder e na capacidade de aplicar o conhecimento, relacionando-os com as coisas comuns da vida diária. Provérbios diz: “Procure obter sabedoria e entendimento; não se esqueça das minhas palavras nem delas se afaste. Não abandone a sabedoria,e ela o protegerá; ame-a, e ela cuidará de você. O conselho da sabedoria é: Procure obter sabedoria; use tudo o que você possui para adquirir entendimento. Dedique alta estima à sabedoria, e ela o exaltará; abrace-a, e ela o honrará. Ela porá um belo diadema sobre a sua cabeça e lhe dará de presente uma coroa de esplendor”.
Valho-me agora do que o Rev. Stott nos diz em seu comentário da carta as Efésios. Primeiramente, as pessoas sábias são aquelas que tiram o maior proveito do seu tempo. O tempo é o bem mais precioso que temos e devemos empregá-lo com o maior proveito possível. S. Ferguson declarou: “Se há uma característica que marca assinaladamente o cristão é o fato de que ele vive sempre consciente de que a vida tem um começo, um desenvolvimento e um fim. Não dura para sempre. Você alguma vez parou para pensar que você só tem uma vida para viver, e de que cada dia dela só pode ser vivido uma vez? Pois bem, se você é alguém que se ocupa em realizar a vontade de Deus, o seu coração se devotará aos grandes interesses por viver esta breve vida segundo a perfeita vontade de Deus”.
O verbo remir tem o significado de tirar o maior proveito do tempo e tempo refere-se a cada oportunidade que passa. Jonathan Edwards, o grande teólogo do avivamento do século 18, escreveu em suas famosas resoluções: “Resolvi: nunca perder um só momento de tempo, mas, sim, tirar proveito dele de maneira mais proveitosa que eu puder”. Eis aí um exemplo de homem sábio, pois a primeiro sinal de sabedoria que Paulo dá aqui é o uso disciplinado do tempo.
Em segundo lugar, pessoas sábias discernem a vontade de Deus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor. Nada é mais importante na vida do que descobrir e praticar a vontade de Deus. A obediência do cristão em direção à vontade de Deus é uma compreensiva e inteligente busca daquilo que Deus revelou. Outra vez cito Ferguson: “Viver para a glória de Deus significa imitar a Jesus. Significa conhecer mais e mais as fontes internas que ativaram todo o Seu comportamento, e pôr em prática em nossas vidas esses princípios. Significa viver na dependência do Espírito Santo, que nos foi dado com a específica função de glorificar a Jesus em nossas vidas. Será que a sua vida está sendo governada por um propósito celestial? Você procura deliberadamente imitar a Jesus? Você mantém Jesus Cristo diante dos seus olhos como o Guia e o Exemplo pelo qual você vive? É quando seguimos a Jesus Cristo assim, que somos capacitados a glorificar a Seu Deus e Pai”.
Andar em sabedoria implica em encher-se do Espírito Santo. Ser guiado, dirigido e conduzido pelo Espírito de Cristo. E o significa isto? O que é ser cheio do Espírito? Há um princípio básico da hermenêutica: a Bíblia explica a própria Bíblia. O texto paralelo de efésios 5.18 é colossenses é 3.16 que diz: “Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo”. Habitar em nós a Palavra de Cristo e ser cheio do Espírito Santo são expressões sinonímicas, significam a mesma coisa. Ser cheio do Espírito é ser guiado e dirigido pelos princípios da Palavra de Cristo. E não uma experiência supra-natural.
Leon Morris declara que “é impossível conhecer a Deus, e tal conhecimento não influir na vida diária”. Há um cântico que diz: Jesus Cristo mudou meu viver e se isto de fato aconteceu com você, a sua vida deve ser uma imitação da vida de Deus. A exortação paulina a nós hoje é: Sejam imitadores de Deus, como filhos amados.

Nenhum comentário: